terça-feira, maio 22, 2007

genesis

eu odeio de morte rock sinfónico e rock progressivo e looooooongos solos de sintetizador e de mellotron e o diabo a sete.

por isso sempre achei os yes, os emerson lake and palmer, algumas partes do genesis, os king crimson, algumas partes dos pink floyd e até mesmo os jethro tull, umas bandas responsáveis pelas maiores estuchas que os anos setenta jamais produziram.

pronto já disse, já está cá fora.

mas, como eu bem lembrei aqui há dias, por vezes somos atraiçoados pela forma como ouvimos certas coisas. os genesis foram umas delas.

há coisa de 18/20 anos estava em casa dum amigo a curtir o chelsea monday quando às tantas aterra ao meu lado um outro amigo dele, mais velho que eu aí uns bons 5 anos e que me diz:
- eh, isso é música para meninos!
- achas?
- acho.
- pronto, mas deixas-me ser menino, então?
- oh! tu é que sabes. mas se estás a ouvir os marillion e gostas, não percebo porque é que não vais à fonte e ouves o original.
- vai na volta é porque já tentei e não gostei, o que é que achas?
- pronto, caguei. mas tu não sabes o que perdes.
- queres me mostrar melhor o que perco?
- quero.
- pronto, vamos a isso.

e o "a isso" traduziu-se num par de cassetes todas supimpas. uma coisa trabalhada, sem aquelas músicas de 10 minutos e a puxar muito para a parte do peter gabriel que ele sabia que eu gostava muito. e eu, que sou tudo menos ortodoxo (reparem que até já ouvi - sem gostar, claro - coisas do anthony and the johnsons) lá ouvi a coisa. primeiro a medo, depois a acostumar o ouvido e lá para o fim, já a curtir a coisa.

mas pronto, depois lá vêm as estuchas dos sintetizadores e pronto. a coisa tem de ser mesmo bem escolhida. é mais ou menos como a fruta.

uns tempos mais tarde, numa altura em que tive na mão o nursery cryme, o foxtrot, o selling england, o lamb, o wind and wuthering, o ...and then there were three e o duke, por uma razão que não vem ao caso mas que marcou a minha vida, passei uns tempos a ouvir e a adorar estas coisas. não é bem o estilo de músicas que me transportam para outros tempos como também disse aqui há atrasado*, aquilo é mais uma elevação é uma paz de espírito. e eu gosto.

há uma ou outra memória que se revela com essas músicas. mas é uma coisa mais ténue, nada de marcante.

noutro dia, calhou voltar a ouvir os marillion - banda que para os fãs do peter gabriel e afins, está para os genesis como os queijinhos frescos estão para os clássicos - e atrás dos marillion eu vou sempre buscar o duke. e atrás do duke vou normalmente buscar o selling england e ouvindo este, tenho sempre de me deparar no more fool me (curiosamente uma daquelas que os puristas dos genesis odeiam. é a vida)

e eu gosto tanto, tanto, tanto dela, e traz-me tantas, tantas, memórias boas - coisas passadas à luz do amplificador technics do meu pai - que eu gostava muito de a colocar aqui. não encontro nada de jeito no tubo, mas pronto, segue a letra e segue uma amostra rasca da coisa.

Here am I
Who while away the mornings
Since you've gone
Too long have I lay alone
Not knowing which way to turn.

And there you are
Quite sure that you were right
Knowing full well
That I'd be the first one
To go down.

And you'd be the one who was laughing
Except when things weren't going your way
And then the lady would say that she'd had enough
Wandering around on her own.

The day you left
Well I think you knew you'd not be back
Well at least it would seem that way
Because you never said goodbye.
But when it comes round to you and me
I'm sure it will work out alright.

And you'd be the one who was laughing
And giving me something I don't need
And you know, I'd always hold you and keep you warm
Oh! more fool me.

Ah, but when it comes
Round to you and me
I ask myself
Do I really believe
In your love.

Yes, I'm sure it will work out alright.


* ó sócio, tens toda a razão, não ligues, pá.

2 comentários:

Anónimo disse...

eheheheheh


gostei dessa do "então deixa-me ser menino"...

Opah, eu gosto mesmo de te ler.
Um abraço

Anónimo disse...

Disse aqui à atrasado...
Mental?!
Aquele diálogo, a ter acontecido, espelha isso: dois cheios de caganeira à atrasado, eh! eh!
Desculpa lá gozar contigo.
Toma lá um abraço :)