terça-feira, maio 22, 2007

bentamentos e outros tentos

o que me chateia nestas coisas das avaliações e reflexões de final de época são as valentes incongruências que se cometem. as que mais me arrepiam são as dos sportinguistas e as do paulo bento.

ora bem, ou tenho a memória muito rasurada ou o paulo bento beneficiou (e beneficiará) de duas situações francamente inusitadas e avulsas. primeiro foi o facto de ter sucedido ao peseiro - sei do que sentem porque, como no meu clube, qualquer pessoa que tivesse sucedido ao couceiro e ao adriaanse teria de caras o meu aval. - assim sendo e depois das burrices que este treinador fez com a equipa - atribuiram-lhe há dias o nome dum recinto desportivo. parece-me bem. - qualquer pessoa que pusesse os miúdos da cantera leonina a jogar futebol seria logo considerado (e bem!) como um excelente treinador. ora eu não entendo muito de futebol para conseguir aferir se este é ou não bom treinador. mas dá para perceber que o paulo bento tem a vantagem de, pelo menos, ter tomates para não permitir abébias naquele balneário - é a diferença entre o contacto com os índios do bairro do aeroporto com os índios de coruche - e de incutir um espírito de vitória naquela malta de alvalade.

no entanto é na palavra dita - em contraponto com a palavra jogada - que o bentinho se revela catastrófico. pelo menos para mim. eu sinto-me desconfortável em ouvir o treinador do sporting dar os parabéns ao meu clube, dar-lhe mérito na vitória do campeonato e depois acrescentar os mas: mas se não fosse a mão do ronny; mas se não fosse o jogo com o leiria; mas e o plantel é muito novo (tem uma média de idades superior à do meu clube. mas pronto, não se pode falar sobre esse assunto)....

todos nós sabemos que se há clube que tem mau vencer é o sporting (o benfica tem obviamente mau perder) (não, não me provoquem, o meu clube não sabe é o que é perder. é diferente). ora o bento revela ali naquelas declarações todo o seu benfiquismo, todo o seu mau perder. ou seja, fala dos lances que prejudicaram o sporting mas obliterou do seu pensamento todos os lances que o beneficiaram, todos os lances que prejudicaram o benfica e todos os lances que prejudicaram o porto. ah, pronto, mas esses não contam. ora, os sportinguistas, que pelos vistos não têm massa crítica nem a memória apurada, ouvem aquilo e vivem na ilusão de que são o calimero deste cantinho desportivo. já não há cu para os ouvir.

mas também nada me admira. não me admira que se contentem e se sintam orgulhosos com uma equipa que fica em segundo lugar (o que não me parece mal, dadas as circunstâncias) e não me admira que não critiquem o paulo bento por não ter tido tomates para ir à luz ganhar duma vez o raio do campeonato. até porque fez uma primeira volta de merda (já ninguém se lembra que perdeu com o benfica, não é?). mas lá está a memória é fraca e tal....

o contentamento por, eventualmente, ganhar o primeiro troféu em 5 anos já de si revela alguma coisa sobre o sporting: como dizia há uns anos um anúncio "está eufórico, sente-se o melhor condutor do mundo...". estão contentes por terem sido a equipa com menos derrotas e com a defesa menos batida (já agora, é justo reparar que o ricardo fez uma época "à boavista"). nada a reparar. a minha filha é sócia do sporting desde que nasceu. a vontade da família assim o quis. alguns desses familiares ainda me perguntaram se eu ficava aborrecido com isso. eu???? eu estou-me marimbando para isso. agora também é certo. se a miúda andar triste para o resto da vida com um taçeca aqui e outra 5 anos depois, meus amigos, depois vocês que a aturem.

quanto ao benfica. bom nesse campo há um solidariedade leo-dragonista. caros lagartos, só nós mesmo é que sabemos que o fernando santos não é tão bom assim, não é? deixá-lo lá estar.

sobre o jesualdo, falarei noutro post. não confundamos os temas.

4 comentários:

Di Napoli disse...

Amigo Portista,

Este ano, o teu FCP foi mais regular do que os restantes, e por isso ganhou. E bem. Nada a dizer.

Li com muito interesse este teu post. E gostei bastante.

Agora, permite-me duas ou três notas.

Devo dizer que eu não fiquei nada contente com o segundo lugar. Mas já fiquei de alguma forma agradado com o facto de termos tido a melhor defesa, mesmo que isso não nos tenha trazido nada, na prática. E com o bonito futebol praticado - embora tenha sido apenas a espaços. Gostei de ver.

Sabes, julgo que o Paulo Bento demorou a "perceber a equipa". Mas parece-me que será preciso dar-lhe, neste particular, alguma margem de manobra pois, à semelhança do que acontece com alguns dos jogadores da equipa, também ele ainda se está "a formar".

"Quem não se sente, não é filho de boa gente", não é? E ele, como a maioria dos adeptos do clube, sentiu-se roubado em duas ou três situações. Inequívocas, diga-se. E disse-o. É claro que não é lícito concluir imediatamente que, caso não o tivesse sido, seria vencedor. Mas também não podemos concluir o contrário...

Julgo que também no FCP, desde os adeptos até ao seu líder, passando pelos treinadores, sempre que se justificou, o fizeram.

Agora essa de ter "mau vencer"... Parece-me que, se há clube que, apesar de andar mais arredado das grandes vitórias, "sabe vencer", é o Sporting!

Aquele abraço, irmão!

Gonçalves disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gonçalves disse...

Que nunca te passe pela cabeça que os Sportinguistas ficam satisfeitos com uma taça de portugal. Estás enganado caro Diniz.
Abraço

12:39 PM

Anónimo disse...

bem, é raro ver um portista com tanta massa critica em relaçao ao seu clube. mesmo mt raro. parabens, a frequencia no Rainha realmente faz bem a toda a gente, mesmo aos portistas.
quanto ao porto em si, nao saber perder? cal lembra alguma coisa? no comments. devo ser a unica benfikista a comentar este post ate agora parece-me, mas tenho bom ganhar e bom perder. quanto ao porto, é melhor nem começar.

mas é optimo ver que ha pessoas que sao do FCP e que conseguem criticar alguma coisa do que lá se passa. é que a maioria parece o pessoal a seguir a missa - faz uma lengalenga a fazer de conta que é rezar e está a pensar no que vai fazer para o almoço ou no jogo da bola mais tarde. e depois grita que o pinto da costa é o maior e que o pessoal do slb sao todos uns ...... .. ....! mesmo que estejam a jogar contra a ovarense em basket.