segunda-feira, novembro 26, 2007

é uma pena

a revista do inatel, tinha (pelo menos) em tempos uma secção de passeios. o jornalista ia dar uma voltinha e tal - a pé ou de carro - e depois contava ali a sua impressão sobre a coisa.

motivado por um desses artigos, este irmão lembrou-se de me seduzir a descobrir um passeio que vinha descrito num dos últimos números da revista.

a coisa passava-se ali na zona de mafra, uma coisa pertinho e tal, 500 paus de gasosa para cada um, estava solinho não é? - ai como o povão é adepto do heliotropismo - e lá fomos nós.

o passeio revelou-se uma valente merda. os sítios eram uma merda, os "lugares frescos e húmidos" não passavam de pântanos com pneus e fogões a apodrecerem, a vegetação rica não era mais que cardos e azedas, etc., etc....

por vingança, ainda fomos até à venda meter umas trouxas no bucho enquanto dizíamos asneiras alto e em bom som para quem quisesse ouvir a nossa indignação.

é o que faz confiar nos relatos duma única pessoa, digo eu.

a revista sábado lembrou-se de fazer uma reportagem sobre os 12 lugares mais bonitos de portugal. estão lá coisas previsíveis - meritoriamente previsíveis, acrescento - e outras que nunca ouvi falar. contudo há lá uma coisa que me fez espécie - adoro este "fazer espécie" -: a fraga da pena.

eu volto à capa, regresso para o início da reportagem e releio o título para ver se não me enganei. sim, são 12. o título refere os 12, e não 12. portanto para os editores, qualquer outro lugar que surgisse já seria relegado para 13º lugar.

acreditem, eu, eventualmente, colocaria a fraga da pena naquela lista, se em vez de 12 estivesse lá 120. e mesmo assim, teria de retirar o artigo "os" e advérbio "mais".

vão por mim, colocar lá a fraga da pena
estou a fazer contas de cabeça e, num raio de, sei lá, 50 quilómetros, encontro aí uns 7 lugares mais bonitos que a fraga. de caras? de caras, de tronco, de membros, de tudo!
não é uma parvoíce - o lugar é bonito, sim - mas é um erro, pronto.

nos doze mais bonitos? haja paciência e justiça!

1 comentário:

sofia disse...

Eu gosto da fraga da pena,é pertinho da "minha terra", mas claro que está muito longe de um top 12 de Portugal.

Sofia do Chrysler