quinta-feira, novembro 22, 2007

boaventura




eu bem lhes digo que não, que há histórias que não dão para transpor para o papel, mas há sempre uns quantos que insistem:
- ó jaime, tu tens de lá pespegar com a história do boaventura, e eu até lhes digo "mas aquilo é coisa que tem de ser contada com gestos" mas eles não ligam nenhuma. cá vai.
a coisa passou-se há uns 12 ou 15 anos. o meu grupinho dessa altura tinha ido passar um fim-de-semana à terra da minha mãe. no regresso, tínhamos combinado parar em coimbra para jantar. éramos uns quatro ou cinco carros.

eu, parei ali nas redondezas do largo da portagem, e fomos, visconde da luz adiante, até ao tal restaurante.

às tantas reparo que até os cinco que compunham o meu carro, se tinham dispersado: a minha namorada, a irmã anica e o mariano, seguiram à frente. eu e o joão, irmão da namorada, ficámos para trás.

- ó joão, o pessoal?
- ihhh, pois é. ficámos a olhar para as montras e distraímos-nos.
- que barraca. sabes onde fica o restaurante?
- não. mas sei o nome. acho que era democrática ou democracia ou coisa assim.

e ali por volta do santa cruz, aproximámos-nos dum polícia - alto, bigodaça, barriga proeminente - e eu, começo então o famoso diálogo:

eu: boa noite, xô guarda, pode-me dizer onde fica o restaurante democrática?

(silêncio durante uns 40 segundos)
(eu olho para o joão, o joão para mim e o polícia em silêncio. impavidíssimo, diga-se de passagem.)

eu: democrática, não era joão?
joão: isso, democrática.
eu: pois, de-mo-crá-ti-ca, não é?
(mais silêncio)
joão: democrática, democrática. é isso pá, era mesmo isso: democrá-ti-ca!

(mais silêncio)
(às tantas)

eu: ó xô guard..
psp: CALMA!
eu: desculpe!

(medo)
(mais medo e mais silêncio)
(olho para o joão)
(o joão olha para mim)

eu: pronto, se não sabe eu...
psp: CALMA!

(e pega no seu uólqui-tólqui e pressiona o botão)

psp: alô central, aqui boaventura, escuto.
(crhhrrrhhrrrrr)
central: alô boaventura, aqui central, escuto

psp:
alô central, aqui boaventura, pergunto: onde fica restaurante democrática?(atenção à falta de artigos nas frases.)
(crhhrrrhhrrrrr)

central: alô boaventura, aqui central, pergunto: porquê?
psp: alô central, aqui boaventura, informo: porque não me recordo.(crhhrrrhhrrrrr)central: alô boaventura, aqui central, informo: junto praça oito de maio, numa perpendicular rua da sofia

(boaventura sorri e abana a cabeça para cima e para baixo como se já estivesse a ver tudo.)
(crhhrrrhhrrrrr)
psp: alô central, aqui boaventura, afirmativo! já visualizei mentalmente a localização do estabelecimento.
(crhhrrrhhrrrrr)
central: afirmativo!

sem olhar para nós, o guarda boaventura, ordena:
- sigam-me.

(medo e alguma esperança)

e começamos a caminhar, precisamente no sentido da praça da portagem, ou seja a direcção oposta à rua da sofia.

lá andámos, sempre atrás do agente da autoridade, os três num silêncio tumular.

e eu sem perceber o porquê deste andar para trás olhava para o joão, num misto de medo, de ambiente twin peaks, de sei lá o quê...

ali por volta do arco do almedina,
num repente, o boaventura dá meia volta, nós parámos também sobressaltados com medo de chocar nele e é então que ele fala:
- vocês vão a com'a'quem vai sempre nesta direcção, passam pelo local onde nos encontrávamos, atravessam a praça oito de maio, passam a cgd, entram na rua da sofia, que é logo aquela que começa logo ali e, uns metros à esquerda, há uma rua pequenina onde está localizado o restaurante que os senhores procuram.

estou ainda para saber, porque raio andámos aqueles 150 metros para trás. será que a ideia do boaventura era fazer-nos apanhar balanço?


(fiquei com medo de olhar para o joão e nem me atrevi a olhar para trás)
(eu achava que aquilo era motivo suficiente para me escangalhar a rir durante 13 dias)
(pelo sim, pelo não, só me ri da coisa já no famoso democrática. aliás de-mo-crá-ti-ca!)

8 comentários:

Xana disse...

Ai pá, parti-me a rir!
Muito, muito, muito bom!

:D

(Muito obrigada por este momento!)

Anónimo disse...

Ahahahahahahahah

Ohhh Pitx

Nao queres mesmo publicar um livro com estas estórias?!
Acho que isto dava um best seller.

Cumps

Bic Laranja disse...

Correcto e afirmativo. Terminado.
:)

Gonçalves disse...

Porquê?
Porque não me recordo.
Não dá, escangalhei-me a rir.
Afirmativo, ainda estou a rir.

tcl disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
anne disse...

ahahahahahahah

o Pedro apanha com cada autocolante!

sofia disse...

Muito bom. Para não variar.

João Morgado disse...

Eheheheh... Grande episodio, Jaime! Sem duvida!... foi inesquecível! Mas, bonito, bonito era documentares com a figura do guarda Boaventura!!!..... Abraço.