sexta-feira, novembro 09, 2007

antes da leitura deste post de cáca, suplico-vos o rápido visionamento deste anúncio. é uma coisa pequena, vá, vejam lá.




tá visto? lembram-se da coisa? não sei se este é igual ao que passou em portugal lá para o final da década de oitenta mas para o efeito tanto se me faz. eu queria era recordar-vos esta cena do stu-stu-stu-studio line! compreendido? ok, vamos então ao post.

o sá, meu camarada de tropa, foi seguramente o maior mentiroso que existiu na europa - confesso que não tenho dados relativamente aos outros continentes - rivalizando apenas, que eu me lembre, com o vale e azevedo, personagem, como todos nós nos lembramos, tinha uma incompatível relação com a verdade. o sá era do género de ter tudo, de já ter visto tudo, de conhecer tudo, etc...

pequenino, mandão, natural de vila verde, bom companheiro para as cervejas, era um amigalhaço dos melhores. a nossa passagem pela guerra implicava passarmos a noite em branco, já que os nossos serviços eram de 24 horas, eu como chefe do centro telegráfico ele como chefe do centro de mensagens. isto de ser chefe pode parecer pomposo mas não é. éramos uns reles 2º cabo que tínhamos de estar ali a noite toda a despachar um telex,
de hora a hora, para a marinha. por isso, até aí às duas, três da matina a coisa era normalmente regada com uma grade de minis, adjuvado por pão e paio que o casimiro trazia de carregal do sal.

esses simpósios eram normalmente acompanhados por uns vídeos de filmes de porrada - sim, não estão a ver o pessoal a papar ciclos do truffaut ou coisas da nouvelle vague, pois não? - ou simples música para adormecer. e o sá, intervinha sempre que possível, entremeando as suas observações com valentes tangas.

lembro-me num sábado, no intervalo dum marítimo-porto, surgir um anúncio na tv, salvo erro da martini, em que um casal sai duma sessão de cinema. na saída, sobre a entrada do cinema, vislumbra-se o título do filme, days of thunder. o sá disse logo: o meu irmão tem aquele filme. ora, naquele tempo, os filmes chegavam aos clubes de vídeo, com cerca de seis a nove meses após sairem de cena. e o days of thunder ainda andava pelas salas de lisboa.

- eh pá, ó sá, estás a fazer confusão. não é este o filme.
- é é, carago. com o tom cruise e tal...
- ó sá, mas não podes ter isso em vídeo. isso ainda não há em vídeo.
- olha-me este meu. vale uma aposta?

esta última frase era sempre acompanhada por um batimento rápido das suas mãos e, para nós, era sintomático que ele estava a aldrabar. se ele dissesse "vale uma aposta?" era certinho que a tanga andava no ar.

numa noite, aí por volta das 2 da matina, já com o centro todo lavadinho e com os soldados a dormir, estava eu e o sá calmamente a fumar umas cigarradas e a ouvir umas cassetes. tinham sido gravadas em casa dum amigo que tinha um gravador denon, garantindo por isso uma suprema qualidade e um som cristalino. a cassete em questão continha coisas do steve mcqueen e mais uma mão cheia de slâuzadas do fil cólins.

diz-me o sá:
- ó jaiminho? som do carago, pá. isto é um cd?
- não, é mesmo cassete. mas é uma tdk de metal e foi gravada numa valente bomba dum amigo meu.
- que maravilha. dire straits, não é?
- não, sá. isto são os prefab sprout.
- hummmm, acho que o meu irmão tem isso. sabes, ele tem tudo. é uma coisa impressionante. ele tem mais de quatro mil discos....
- lá estás tu com as tuas tangas....
- ó jaiminho, juro-te, pá!
- pronto, tá bem!
- olha, só dos dire straits tem para aí uns dez ou doze éle pês.
- doze, sá? mas os dire straits só têm aí uns 5 ou 6 discos.
- pois.... não sei... sabes, ele também tem muita coisa repetida. e é gajo para ter em éle pê e em cd. ele compra coisas que já nem se lembra que tinha comprado anteriormente.
- ok, sá, já percebi que o teu irmão tem tudo.

mais tarde

- e isto jaiminho? são os genesis?
- não, é o phil collins. é a solo.
- acho que o meu irmão tem este disco.
- deve ter, se ele tem tudo...
- não é um com a cara dele na capa?
- ó sá,
curiosamente, todos os discos do phil collins são com uma foto da cara dele na capa.
- ahhhhhh.
- mas ajudo-te, esta música é do disco que tem o sussudio, estás a ver sá?
- então não sei, dos genesis e do phil collins eu conheço tudo. sussudio? claro que sei. até anda aí um anúncio dum gel com essa música. su-su-sudio láine. certo?
- sá, vê se dormes!

4 comentários:

CGM disse...

Bem apanhada, sim senhor.

Agora estou eu aqui em frente ao pc a rir-me sozinha e a minha colega a achar que me passei. Ah figurinhas!

tcl disse...

hahahaha!

Às vezes (só às vezes) tens mesmo graça tu! E duma história de caca (a classificação é tua) fazes um post não de caca mas de chorar a rir.

É por estas e por outras que cá venho!
:-)

Anónimo disse...

Ahahahahahahah
Subscrevo as palavras da tcl ;-P

Este post está brutaaalll, Pitx.

Um abraço

Bic Laranja disse...

Brilhante! Como o gel...
Escreve lá o livro, vá lá! A ver se o outro se cala. Afinal se escreveres caca dá nisto, todas as merdas que estão para trás não podem ser piores.
[Barrigada de riso.]