segunda-feira, julho 07, 2008

credo

a quem tenha paciência para os meus devaneios, sugiro uma atenta leitura deste artigo do jornalista israelita yonatan mendel sobre a objectividade jornalística e os diferentes tipos de vocabulários que os jornais de facções contrárias utilizam para narrarem o mesmíssimo tipo de acontecimento.

nele, ele conta que os palestinos "alegam, sequestram, e têm sangue nas mãos", enquanto que "as forças de defesa (israelita) respondem, detêm e jamais cometem homicídios.

tenho-me recordado deste artigo ao ler, muito en passant, as coisas que vão surgindo nos jornais sobre as mirabolantes coisas do futebol português e dos imbróglios jurídicos dos mesmos. todos os anos há uma merdinha qualquer jurídica para animar a venda dos jornais desportivos (e não só). os jornalistas, supostamente neutros, relatam só para o lado em que estão virados; os dirigentes, sem rigorosamente nenhuma excepção, são piores que os jogadores que contratam (rentería, purovic e vá lá, moretto incluídos) e agora são as voltas que os conselhos jurídico, disciplinares e outros que tais acabam por dar.

eu pergunto:

- há alguém, algum iluminado, algum adepto futebolístico, que julga existir algum dirigente, o qual não tenha tentado, duma forma ou doutra, aliciar árbitros, dirigentes da arbitragem, delegados, observadores ou outro tipo de agentes de arbitragem? há? mesmo? tadinhos.

- não é de estranhar que haja decisões desses conselhos jurídicos ou lá o raio, com votações a 5-4 e a 4-3? é que reparem, não é um ou outro juíz que acha uma coisa diferente dos outros, é praticamente metade! quem me diz a mim que os que ganharam é que estão correctos. será a lei assim tão vaga que não permita decidir assim com tanta, clareza criando divisões tão profundas? ou os factos apresentados são francamente vagos e, pronto, decide-se sem isenção? não podemos importar jurados?

- alguém acredita que não há isenção naquela coisa da não utilização dos
jogadores emprestados do meu porto pelos clubes receptores nos jogos entre ambos e haja isenção e lisura no jogo do benfica contra o estoril no algarve?

- alguém acredita que só os guímaros e os calheiros é que estavam comprados e o mário luís - que fez aquela digressão com o sporting à china depois daquela finalíssima da taça (eu estava lá) com decisões muito duvidosas - não?

- alguém acredita que o jornal a bola e os editoriais do delgado são isentos?

- o que diria a opinião pública se o diário de notícias passasse uma semana a dizer que a teixeira duarte iria comprar, sei lá, a vodafone e passado uns tempos comprasse afinal a metalúrgica, três peidos e uma bufa, lda? então e que dizer dos jogadores que a bola anuncia para o plantel do benfica?

- então andam anos e anos a escutar o jnpc, encontram umas coisas sobre um ou dois jogos (um deles em que nem ganhámos) e começa-se logo a falar em 25 anos de corrupção? e acreditam os adeptos que nos tempos do joão rocha, do gaspar ramos, do fernando martins, e do josé veiga não havia coações, corrupções e outros ões?

acreditam? sinceramente? tadinhos!

eu, confeso, acredito no lucho, acredito nos bruno alves, acredito no joão moutinho, acredito no lizandro, acredito no caneira, acredito no léo, acredito até no quim... daí para cima (ou para fora) não acredito em rigorosamente ninguém.

e vejo a bola com o som no mute!

1 comentário:

Di Napoli disse...

Tu, de ingénuo, tens pouco, irmão... Por isso, estranho este teu post. A sério!

Aceito tudo o que disseste, desde que tu aceites que o "jnpc" é um dos maiores, senão o maior, mafioso desportivo cá do burgo. E se me pedes "provas", aí então...

(A determinada altura, perdi a conta ao número de gamanços de que o meu Sporting foi alvo nas Antas, onde, para tipos como o Jorge Costa, "bola" era logo a seguir ao pescoço do adversário...)

Caso aches que não, nem vale a pena conversar sequer sobre este assunto... :)

Olha lá: vais aos Duran Duran? E ao Neil Young?

Aquele abraço!