quarta-feira, julho 23, 2008

kick in the eye

passo revista a algumas fotos (slides) com mais de duas dezenas de anos em cima e estaco numa delas.

foi tirada em almeirim, em setembro de 1986. não é bem o meu ar imberbe que me deixa desconcertado. não é também as memórias que tenho dessas alturas, é, no fundo, tudo em conjunto. olho para lá e eu, ou também o meu mundo, deram tantas voltas que me custa avivar a alma perante tantas mudanças.

reparo que uso pulseira. caramba, não era uma peça dihn van mas não deixava, no entanto, de ser algo artesanal. a coisa compreendia dois baraços de couro entrelaçados e presos nas extremidades por dois arames dourados. o fecho era feito também no mesmo tipo de arame e era o mais simples possível. durante tempos e tempos tive uma pulseira dessas. olho para os meus pulsos agora e encontro-os nus, limpos. nem sequer relógio consigo suportar. meus deus, pulseiras em couro! fiz dezenas e dezenas dessas pulseiras (mentira, foram aí umas 15. vá, vinte, no máximo!) que vendi para comprar pacotes de samson ou mesmo drum.

porque a foto não está muito nítida, dá ideia que as calças são pretas. não, eram de ganga azul escuríssima, mas elásticas. bem juntinhas nas tíbias e perónios. coisas largas no rabo, nos joelhos, e nos tornozelos, foram novidade, mas somente dois ou três anos depois. agora? agora quero é calções, caramba!

os sapatos eram uns mocassins. xiiii, tive, seguramente, mais de cinco pares todos iguais. só variava o material: ou eram em calfe ou acamurçados. a cor foi sempre a mesma, cor de galão de máquina. curiosamente, sempre comprados ali numa sapataria da rua josé ricardo, quase esquina com a actor antónio cardoso. custavam dois contos e quinhentos!

o meu cabelo tinha um risco, localizado um centímetro e meio na direcção das orelhas, relativamente ao local onde se situa agora. não que eu tenha risco - agora isto é mais um emaranhado de cabelos alvos - mas comparado com o que havia há vinte anos, presentemente, tenho uma espécie foz em delta.

o meu amigo toni usava bigode. nos anos oitenta não era de estranhar ter amigos, com idades idênticas à nossa, portadores duma bela bigodaça. do grupo que estava presente no local e instante desta foto, havia mais duas pessoas com bigode. mais velhos que eu é certo, mas, caramba, pouco menos que cinco anos, vá lá.

o meu parceiro, esse sim, tinha umas gangas negras genuínas. além disso tinha umas botas/ténis da lois. um must junto da malta de vanguarda - esqueçam essa coisas de ser alternativo. antigamente era-se de vanguarda. ser alternativo são modernices provincianas de gente parva! - da altura.

como se pode ver, eu tinha uma camisola, negra, claro, alusiva ao kick in the eye dos bauhaus. o grande toni, envergava uma genérica da siouxsie. curiosamente, ambas as t-shirts eram dele. foi-me apenas emprestada, porque tínhamos acabado de ir dançar uma matinezeca para o albacora - uma discoteca de almeirim, decorada com espelhos e um neon verde e constantemente repleta de barroas - ou para o zola nas fazendas de almeirim.

nele não se nota, mas em mim, há ali algo luzídio, vêem?. sim, são meias brancas.

e acreditem, eu trocava o facto de ter de usar meias brancas e fumar um samsom enroladinho, se pudesse voltar atrás e ir dançar, não o kick in the eye porque esse não passaria de certeza, mas pronto, o disco band dos scotch, vá lá!

saudades, bolas!


5 comentários:

AnaBond disse...

AHAHAHHAHAHHAHA

estou a ver se não me mijo a rir... desculpa, mas estas fotos são um must...!!!


AHAHHA

tcl disse...

Então e não falas dos sapatinhos do teu amigo? que coisa mais linda!

Di Napoli disse...

Sabes, fui ver mais de perto a foto que puseste neste teu post; depois, fui rever a do cabeçalho do blog. Voltei a vê-las, mais uma e outra vez, e chego à conclusão de que quando te vejo "ao vivo", ou quando relembro (visualizo) os nossos últimos encontros, é a primeira cara a que vejo, mesmo que seja a segunda a que está ali à minha frente...
Acho que vai ser sempre assim, mano. :)
Aquele abraço!

anne disse...

o Pedro não mudou nada! é o mesmo rosto, mas mais maduro :)

e realmente as meias reluzem...

Marta disse...

llllllllllllllllloooooooooooooooooooooooooollllllllllllllll

AMEI, AMEI!

Muito bom post, mas a foto... Ah! As figuraças!

Lindo!

Bjs,
M.