sexta-feira, julho 18, 2008

desporto na dois



há qualquer coisa de mítico nos nomes onde decorrem os campeonatos europeus daquelas modalidades que têm espaço informativo nas tardes de sábado do segundo canal. até mesmo os jornalistas ou comentadores que por lá aparecem têm um ar superior.

gostava daquele gordo que praticou peso no benfica (josé qualquer coisa, não era?), gosto do veteraníssimo jorge lopes (aquele dos óculos fundo de garrafa) que é um mister, o barroca também é um senhor mas já não tenho a certeza se é do tempo da televisão a preto e branco. havia também o joão gonçalves, andebolista, que jogou no benfica, no sporting e agora anda lá pela expo ou coisa parecida.

caraças, aquilo é que eram outros tempos.

dá ideia que as imagens vinham todas de campeonatos realizados para lá da cortina de ferro. e ficava-lhes bem no nome essas cidades. convenhamos, dizer, "europeus de esgrima (cadetes) de viena" tem muita menos piada que dizer-se, sei lá «imagens agora, dos "europeus de halterofilismo realizados em leipzig"». é outra categoria, porra.

as cidades europeias do mundo democrático tinham mais pinta quando designavam meetings. aí sim, concedo que falarmos dum "meeting de oslo" tem mais cachet que dizer "meeting de sofia". por outro lado, se os europeus femininos de canoagem se realizarem, por exemplo em duisburgo, tudo bem, também é uma cidade que fica sempre bem, num título desses.

mas os meus favoritos são mesmo os que tenham dáblius e ípsilons ao barulho. um kapa antecedido dum cê também é bonito. katowice, por exemplo, é muito bom. skopje tem muito nível. ostrava, por exemplo, dá muito bem para coisas de natação. varna ou mesmo dresden vá, uma palavra simples, fica bem e não destoa, num "campeonato da europa de hóquei em campo". há muitas muitas mesmo, wroklaw, porra! vejam bem o que é, um "campeonato europeu de ciclismo de pista coberta em wroklaw". é lindo, meus amigos.

eu por mim, noutro dia quando me enfiei com a minha filha, de pagaia na mão, numa canoa verde, repito, para mim, aquilo estava com a categoria dum "european flatwater championships directamente de skopje na macedónia"!

1 comentário:

Di Napoli disse...

Espectáculo. :)
O "gordo do peso do benfica" acho que era primo do meu tio: não era José Galvão?

Abraço, mano!