quinta-feira, julho 17, 2008

quintas das fontes.

para algumas pessoas educar é «prontos, ele lá vai crescendo. mas, porra, com regras. doces nem pensar.». para outros nem isso é. educar é muito mais difícil.

é como realojar. não chega dar-lhes umas casa todas catitas, com gás, luz e o canal record. se não querem vê-los com problemas (desnecessários) ulteriores ao realojamento, convém que certas coisas sejam salvaguardadas.

hoje, no público - quem diria, hein? - a andreia sanches, faz lá um artigo que levanta um pouco o véu sobre o que andou nestes anos a correr mal com os bairros sociais.

"Atribuir uma casa não é uma solução mágica para todos os problemas" de quem precisa de ser realojado
17.07.2008, Andreia Sanches
Não se podem repetir erros como os cometidos em Chelas ou Belavista, dizem especialistas

Conceberam-se bairros demasiado grandes. O realojamento foi feito à pressa e foi pouco acompanhado. Pelo menos em muitos casos. E descurou-se o facto de uma casa não resolver por magia os problemas de populações que viviam em barracas. Especialistas identificam os erros mais frequentes que se cometeram quando se conceberam muitos dos bairros sociais que hoje dão problemas.


este é o trecho que eu, que não dou um tusto para se lerem jornais na net, consigo ler à borla. o resto, também à borla, li num restaurante enquanto comia (não digam, por favor, à minha filha que eu leio à mesa).

e revelam-se lá coisas feitas já nesta última década, que já a carta de atenas, elaborada há mais de 70 anos, apontava como ultrapassadas.

bom, cada um tem os autarcas e o governo que merece.

p.s.: já agora, leio que se pagou mais de mil euros (1740 ou lá o que é que foi) pelas imagens lá dos tiroteios. é por estas e por outras que eu digo que vim ao mundo na altura errada. houvesse nos anos oitenta a sic e outro galo cantaria. só assim de cabeça, a 30 metros das minhas janelas, recordo 3 tiroteios. ora três vezes mil setecentos e quarenta.... bom, é fazer as contas

1 comentário:

Ana Sousa disse...

Eu qualquer dia tb vou pr'a Tvi dizer q quero uma casa e que tenho 5 filhos e tudo e tudo e tudo... e se for preciso até mando uns tiros pro ar! Queres q te chame para filmares?
:p