sexta-feira, fevereiro 27, 2009

o efeito rui costa

encontro isso, por exemplo, nos posts do grande cavaco. encontro muitas vezes nos posts da minha querida xana. falo-vos duma coisa que considero, digamos, curiosa, que consiste em apresentar uma fotografia - por vezes também pode surgir um curto texto -, titulando-a com frases iniciadas pelo verbo "gostar", sempre no infinitivo, seguidas da preposição "de" e completadas com uma coisa qualquer alusivas à imagem.

ora, este tipo de posts, francamente inócuos, estão para a blogosfera como estão para os fléche interviú após jogos de futebol o uso da terceira pessoa do singular para designar actos cometidos pelo próprio:

- rui costa, sentiu dificuldades acrescidas por estar a defrontar o vizela?
- sim, o rui costa sentiu as dificuldades habituais quando uma equipa grande defronta uma outra que joga fechadinha lá atrás...

assim, o truque nestes posts é esconder o verbo lá bem atrás do infinitivo pessoal e desprezar o uso de pronomes pessoais. nunca mas nunca mesmo podemos dizer "eu gosto de manhãs de domingo". nah, nada disso. bonito bonito, além de ser sentir o colhão a bater no pito, é escrever apenas «gostar de manhãs de domingo».

dá uma certa cartonância à coisa.

quem está mais batido nestas coisas acrescenta-lhe uma conjunção. assim como o vicente titulou aquela peça com o nome «monólogo do vaqueiro ou auto da visitação», também lhe dá um ar mais erudito se apresentarmos uma alternativa à imagem mostrada. exemplo: mostrar uma foto de cinco cacos espalhados no chão da cozinha e legendá-la com «gostar de pvc ou escavaquei outra caneca de barro do serviço que a minha sogra me ofereceu quando foi com o meu sogro naquele cruzeiro organizado pelo inatel por cadiz, fez, almería, ceuta e alicante». se o título for comprido tanto melhor.

cada um tem a sua mania. anda por aí um cabrão dum mete nojo que, por exemplo, não escreve com maíusculas. paneleirices, é o que é!

eu gostava de saber fazer essas coisas do gostar de... mas penso no assunto e só me recordo do gostar de ti do paulo de carvalho.

mas pronto, não custa nada tentar. por isso, inauguro aqui a minha rubrica «gostar de». aproveitem, só vai ter dois posts: o primeiro e o último. este mesmo que agora lêem.

darei o meu melhor. cá vai:

gostar de almofadas desarrumadas ou de sofás com rodinhas




gostar de mel ou ó senhor doutor, olhe lá esta cárie neste molar lá do fundo




gostar de espanholadas





gostar de pedra





gostar de canelas






gostar de palha ou ó filho, vem comigo para o restolho





gostar da reflexos ou faz-me lá então o teste de despistagem do cancro da mama, fazes?

4 comentários:

Xana disse...

LOL!

Xana disse...

Gostar do teu post ou Tu até tens uma certa piada

Karla disse...

Eh pá não, a sério. Tu não existes :D :D

sofia disse...

Eu acho que existe um denominador comum nestas imagens. Mas não consigo perceber qual.