sexta-feira, março 28, 2008

boicotes

pergunto
- quantas pessoas sabem quem era o zátopek? algumas, espero. aos que sabem que foi um checo que desatou a ganhar medalhas de ouro nos jogos olímpicos, pergunto «quais de vós sabem em que olimpíadas isso sucedeu?»

- quantas pessoas sabem quem foi o abebe bikila? poucas, infelizmente. e se eu der a dica e disser que foi aquele maduro que venceu duas maratonas olímpicas correndo sempre descalço, já vos diz qualquer coisa, não? ainda não??? credo! bom, aos que se lembram pergunto
«quais de vós sabem em que olimpíadas isso sucedeu?»

- não vou tão longe, o antónio leitão, atleta que limpou uma medalha de bronze na légua olímpica. alguém ainda se lembra em que jogos isso sucedeu?

mais perguntas:
- terá já havido algum desportista que tenha ameaçado um boicote, sei lá, à participação da frança, por exemplo, no g8?

então porque carga de água andarão os não desportistas a cagar postas de pescada em assuntos que dizem respeito ao pessoal que vai lá para ver se consegue sacar umas medalhas?

(eu quero imaginar a cara duma ginasta qualquer, que andou meses e meses a acordar às tantas da madrugada para conseguir um lugar lá nos jogos e que, à última hora, vem alguém, um político qualquer, dizer-lhe que «não senhora, deixa lá isso, a estes jogos tu não vais»)

acreditem, não é com boicotes a jogos olímpicos que o darfur vai passar a ter paz e muito menos o tibete terá uma autonomiazeca.

os menos recordados lembrem-se do seguinte, boicotes houve em muitos jogos olímpicos. aos de moscovo, por protesto contra a cena do afeganistão, não foram um porradão de países e muitos não desfilaram na abertura ou competiram sob bandeira olímpica. acreditem, não foi por isso que o misha não deixou de chorar.



2 comentários:

tcl disse...

100% de acordo contigo e 100% contra o aproveitamento político dos jogos que devem ser encarados como um encontro e não como uma divisão.

Bic Laranja disse...

O Zatopek era primo do Foscamónio, o da camisola verde?
Cumpts.