quinta-feira, agosto 30, 2007

os nomes do pai

o meu pai não inspirava somente um sketch do gato fedorento. o meu pai tem reportório para encher seguramente uma série inteira.

uma das "cenas" dele é referir-se a terceiros pelo seu nome próprio. assim, o cavaco silva é o "aníbal"; o secretário é o "carlos"; o cunhal é(ra) o "álvaro"; o durão barroso é o "zé manel"; o figo é o "luís"; o sá carneiro era o "francisco"; o pinto da costa é obviamente jorge nuno; o freitas do amaral é o "diogo", etc, etc...

adiante!

há uns poucos anos convidei o meu pai para ir ver o clube:
- ó pai, o clube vai ao restelo. eles andam muito em baixo. vamos lá apoiar os gajos?
- oh, não sei.... o raio dos bilhetes e tal... é muito caro, filho!
- bem se é por isso, não se pensa mais no assunto. eu tenho todo o gosto em lhe oferecer o bilhete.
- maravilha. então aceito.
- ó pai, combinamos o seguinte, eu venho daqui do estoril, não é? o pai vem lá de casa, apanha o metro e tal, mete-se depois no comboio e, quando estiver ali, mais coisa menos coisa, em alcântara, dá-me um toque para o telelé e eu vou buscá-lo à estação de belém.
- combinado! não se fala mais no assunto.

no dia do jogo, dez minutos depois da hora combinada, dou-lhe uma apitadela:
- está, pai?
- ooooooiii!
- então, ainda no comboio?
- não, filho! já cheguei.
- já? ok! então e onde é que está? estou aqui a controlar o pessoal que sai da estação mas não o vi passar...
- oh! estou aqui à porta da casa do jorge.
- ?????? do jorge? jorge? qual jorge, pai? não estou a ver quem é?
- ohh! até parece que não sabes. ai que distração a tua, filho. estou à porta do jorge sampaio!
- oh meu deus! (foda-se, este meu pai dá-me cabo da mona)

e lá fui apanhar o velhote. quem o conhece, imagina o que realmente ele estava a fazer. sim, estava, obviamente, na palheta com o gnr de serviço à porta de armas, ambos sob o tecto da guarita da entrada do palácio de belém.

e perdemos três a zero. um deles com um tiraço do césar peixoto que até me doeu na alma.

2 comentários:

Anónimo disse...

ahahahahahahahah
Tá boa esta ;-P

Anónimo disse...

- Pai!
- ...
- Ó pai! [Tom suplicante.]
- Mas que quererás, rapaz! [Tom impaciente; impacientemente impaciente.]

Cumpts.