terça-feira, agosto 21, 2007

candosa

muito resumidamente, conta a lenda que os mouros tentaram construir aqui uma barragem que alagasse este vale. mas durante a noite, uma senhora montada num burro e carregando uma candeia, vinha ao local das obras, digamos assim e destruía a barragem. a coisa andou assim durante uns tempos até que os mouros se cansaram e bazaram para outro lugar. em sua homenagem o povo das redondezas, construiu aqui uma ermida em honra da senhora da candosa.

conta também uma lenda que o povo vinha para aqui de noite, estacionava o seu carrito e dava umas valentes retanchadas. alguns que eu cá sei vinham de mota. em tempos partiu também daqui o troço da candosa do rally de portugal. os mais recordados sabem que esse troço tinha duas passagens (candosa 1 e candosa 2). em código, entre alguns dos habitantes da aldeia, costumava-se utilizar a expressão "fazer a candosa 3". por exemplo no seguinte contexto:

- ontem, peguei na minha casal boss e fui com a ilda fazer o candosa 3.

julgo não haver necessidade de mais explicações.

bom, historietas, não é?

o que eu cá sei é que é daqui que se tem a mais fantástica vista da terra da minha mãe. isso é certinho comó destino!




4 comentários:

Eu disse...

Há concelho mais lindo que o de Góis??? desculpa a intromissão mas leio-te ha algum tempo e ja vi que falaste aqui muitas vezes de Vila Nova do Ceira/Góis... sim a vista é fantástica não há duvida, aqui realmente descansa-se!

Anónimo disse...

Ahahahahahahahah

1º Paragrafo à José Hermano Saraiva"

2º Paragrafo e restantes que linda lenda ;-P
O que eu me ri com isto

ahahahahahaha

Tá boa Pitx

Bic Laranja disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bic Laranja disse...

Bonita terra! Cumpts.