segunda-feira, agosto 27, 2007

o crime foi meu

mas quem me mandou ficar até às tantas a ver o crime do padre amaro? digam-me, quem?

a ideia era ver a soraia (nome nitidamente de cigana da picheleira) a levar umas retanchadas. e vi. pronto, é certo, a gaja tem rabo e corpo e tal. mas não é muito gira. ou melhor, se não tivesse corpo nenhum e tivesse a cara que tem, ninguém daria nada pela miúda.

depois é uma chatice não arranjarem actrizes com um bom par de tetos. a gente vê o volver* e não nos sai da cebeça a célebre cena da penélope (esta já tem nome de discoteca) a lavar a louça. e passado um ano ou coisa parecida, a cena continua na nossa cabeça. e não lhe vimos os tetos por completo. foi só mesmo o fantástico rego de mamas.

agora a soraia, minha nossa senhora, aquilo ficava bem mais compostinho se também tivesse um aspecto, digamos, mais bélico, pronto!

o resto é mau. é muito mau! os actores são maus (porque é que continuam a fazer castings naquela de "olha, vamos convidar assim, malta da tv e tal. políticos, por exemplo. vamos dar oportunidades a essa cambada, vamos?"), o argumento é do pior e principalmente o som, a banda sonora, etc, etc.

mas é tudo muito mau. quando uma pessoa se ri nas cenas dramáticas, está tudo dito, pronto!

mas aquilo que mais me custa não ver nas coisas feitas pelos portugueses é o "molho". é o que sucede entre as cenas. se há uma cena em que a ideia é uma pessoa aproximar-se de outra e dizer-lhe: o teu marido morreu. não é suposto a pessoa aproximar-se e dizer-lhe: o teu marido morreu. tem de fazer muitas outras coisas mais para encher a cena de molho: olhares, gestos, palavras, etc.

e em portugal, meus amigos, isso raramente acontece.

é pena.

(e depois há o nicolau breyner..... bom, é melhor não dizer mais nada!)


tu, realmente!

2 comentários:

voandobaixinho disse...

E depois lembro me de um filme, há vinte anos atràs com a Ana Zanati (Zannatti? Zanatti? ZZannattti?) e do jornalista Pedro Oliveira (giro na altura) e da pouca diferença entre a qualidade dos argumentos/actores de outrora e agora.....

(isto é só mesmo para marcar presença....nada mais a acrescentar percebes?)

Gonçalves disse...

O que falta aos nossos actores é naturalidade. O nico nem é dos piores. Olha que por vezes idolatram-se alguns que são autênticos canastrões. O nuno melo por exemplo não é mau actor, só não consegue é fazer papel de santo, tem que ser sempre marginal. O rogério samora não actua sem um cigarro ou um copo de bebida ou os dois. Já para não falar no joaquim de almeida (sabias que o quinzinho foi criado pela minha avó?)
Não me digas que não te deu vontade de rir o amasso que o nico dá na mãe da soraia de encontro ao pechiché? Isso é que foi ganir. O filme é sexo e mais nada, o sexo vende. A soraia tem as mesmas maçãs do rosto dos travestis, não é? Podia fazer um papel na gaiola das malucas que não lhe ficava mal ou um daqueles shows organizados pelo carlos castro.