segunda-feira, abril 09, 2007

creizi ridam



pedro, companheiro, aos poucos eu chego lá. mais um bocadinho e eu consigo fazer aqui referência aos tais cinco filmes que eu mais gosto.

esta é das minha cenas de cinema favoritas de sempre.

porquê?

bom, pra já porque faz parte do cotton club, filme que vi em março de 1986, inspirado pela minha professora guidinha de história de arte

é incrivel a estranha influência que certas pessoas, mulheres neste caso, têm sobre nós. eu nunca apostaria que esta professora fosse influenciar-me tanto como acabou por fazê-lo. acreditem, ainda voltarei a fazer referência a ela neste blog. coitada, merecia um melhor local e um melhor aluno para exercer estas homenagens

e acompanhado por uma miúda por quem me apaixonei - ela, esperta, trocou-me por uma amiga. é a vida! - entrámos quarteto dentro para ver este filme.

depois, como disse, porque o vi na companhia dela.

e ainda, porque tem a diane lane, a art deco, a art nouveau, o gregory hines e o seu irmão maurice.

maurice afasta-se do cotton club porque o irmão se lembrou de o atraiçoar e destruir a dupla que ambos formavam naquele local nocturno. tempos mais tarde, gregory, uma estrela lá do cotton, vai até ao club onde actua o irmão e é desafiado pelo laurence fishburne para fazerem um dueto.

e não é que se lembram de dançar o crazy rhythm? pois, logo o crazy rhythm que faz parte do disco jazz do tony bennett - disco que um dia merecerá um post meu.

e o resto é história: às tantas os dois cruzam o olhar e desatam a perdoar-se um ao outro. o momento em que eles param e se olham nos olhos, aquela sucessão daqueles três beijos finais e os i love you susurrados são a cereja no topo do bolo.

uma cena perfeita dum filme perfeito.

aproveito também para trazer aqui o mestre a homenagear o super mestre: gregory e sammy. actuaram ambos no taps, um filme que vale por duas cenas de sapateado - porra, como eu amo sapateado - e rigorosamente mais nada.



isto é para ver até ao fim. porque é no fim que se vê como estes cabrões são, também eles, seres superiores.

respeito!

nem queiram saber o tempo que eu esperei que estes dois clips aparecessem no iu tube e conseguir fazer este post.

2 comentários:

Anónimo disse...

Claramente a minha cultura cinematográfica é muito inferior à tua! A maior parte das coisas que referes não me dizem absolutamente nada.

Divulgando o Sapateado Por Aí disse...

Um blog sobre sapateado, com notícias do Brasil e do mundo:

http://divulgandotap.blogspot.com/

Um abraço.