quarta-feira, janeiro 03, 2007

revelhão

para mim, é a noite do ano.

além do significado que tem esta gaita da dobragem do ano, para mim em particular, carrega mais um porradão de outros significados.

lembra-me por exemplo da minha primeira directa, aos 16 anos, num reveillon fantástico passado numa pensão semi-abandonada na costa da caparica (não queiram saber o que se pode fazer num local desses).

para quem tinha poucas hipóteses de sair à noite, a boites, matinées e afins (lá está, a tal ordeca dos pais), uma noite daquelas marca-nos para o resto da vida. até porque tive oportunidade de fazer um giro pelas três discos da caparica, aquelas que ficavam localizadas junto à praia (só me lembro do nome duma delas, era o strobe. que entretanto já teve, mais não sei quantos nomes). por isso, esta noite sempre esteve associada a liberdade, libertanagem e libertação.

e música (whole of the moon e solsbury hill em 1985; trovante no cp. pequeno e need you tonight em 1988; chorando se foi (quem nunca cantou o "bicho" do iran costa que atire a primeira pedra) e another day in paradise em 1989; personal jesus em 1990 - de caras, "a melhor passagem de ano de todos os tempos"; acdc ao vivo em 1992, o hey ronney em 1993 e finalmente, se possivel, o el chato medley em todas elas.

e choradeira. tenho-me aguentado nos últimos anos, mas normalmente esta é uma noite de choradeira pegada. mas uma coisa fina, alegre, sem paneleirices (ok, com algumas. aceito) uma coisa cheia de saudosismos e tal. uma noite de memórias. aí ao 5º copo a coisa fica para trás e não se pensa mais no assunto.

desde há uns 10 anos que ando a passar esta noite sempre com as mesmas pessoas. salvo honrosas excepções - uma passagem de ano nas areias de copacabana tem de ser mesmo um honrosa excepção, caneco - são sempre os mesmos que me aturam. se eu sozinho já era um chato do catano porque não me calava, não parava quieto e era uma seca por causa dos copos, agora tenho o reforço da minha filha. este ano já deu para perceber que temos ali mulher, carago (eu juro que nunca tinha assistido a uma coisa daquelas. vocês têm a certeza que não lhe puseram meia pastilha de ecstasy no biberão? a miúda estava louca, fónix! ela deu, quê, 30 voltas à mesa? 40? 100?).

foi um fim-de-semana/ano e peras. com a particularidade de ter sido passado a 20 metros do nosso presidente tabaco silva e abraçado ao administrador do canal #lésbicas do mirc.

a gente vem a descobrir cada coisa....

3 comentários:

Anónimo disse...

As de 89 e 90 são-me familiares.
Bom ano novo!

Anónimo disse...

Tá feito, tens que passar um revelhão ca gente.
Abraço

Anónimo disse...

Não é tabaco silva, é tabaco saliva.
(e sim, a Rita sou euzinha, eu, ó chalado!)