para o meu querido pedro nápoles, um velho companheiro de viagens pela factory.
o peter saville é um designer gráfico muitos, muitos anos à frente do seu tempo. lá para os finais dos anos 70 lembrou-se que seria uma boa ideia fazer uns posters e umas capas de discos (no tempo em que havia capas de discos "à séria") para a factory records. eram coisas muito arrojadas, tudo muito além. tipográficamente, eram trabalhos caríssimos com uso de muitas cores directas, cenas maradas que encareciam, para lá do razoável, os custos de produção dos discos.
o seu trabalho e não só, está compilado num fantástico livro que tive a sorte de ver noutro dia da fnac e que reúne a maior parte (se calhar até está tudo. não sei, confesso) das coisas da factory. um mimo, portanto.
descobri-o ontem numa livraria. é um livraço. mas pronto, custa aí uns 11 contos. (não se justifica, portanto.)
mas tem a sua piada, dar uma vista de olhos nestas coisas boas. tem, sim senhor.
1 comentário:
Irmão,
Agradeço a dedicatória do post. Só tu. :) (Sabes, eu ainda tenho em vinyl o 'Power, Corruption and Lies', o 'Low-life' e o 'Brotherhood'!)
Assim à primeira, parece-me que a capa que aqui mostras (é a do livro?) deve ser praí a de uma versão maxi do 'Blue Monday', não?
Os trabalhos dele são realmente inovadores. Eu apenas conheço algumas capas de discos. Pela amostra, o resto parece prometedor! Será q não se consegue arranjar isto na Net mais barato? Vamos investigar.
Aquele abraço!
PS: Em quem é que tu achas que me inspirei para fazer a capa daquela oferta do jantar? Não te faz lembrar nada? :)
Enviar um comentário