domingo, novembro 26, 2006

dois anos

este blog faz hoje dois anos.

como todos nós que entrámos nesta treta dos blogs e mais o diabo a sete, também eu tinha um fito quando criei o meu. a minha ideia inicial era ter um cantinho onde pudesse escrever sobre música. queria falar aqui sobre discos que me tivessem marcado ao longo da minha vida. sei lá: o 79-83 dos bauhaus, o heroes do bowie, o live at the apollo dos hall & oates, o living in the 20th century do steve miller, o fugazzi dos marillian, o nebraska do springsteen, o agent provocateur dos foreigner, o lc dos durutti column, o steve mcqueen dos prefab sprout... ai porra, tantos tantos.

depois a coisa deu para o torto e comecei a fazer uso do mote deste blog e passei a postar "sobre aquilo que me vier à cabeça": futebol, filha e falácias.

acho que já aqui o disse, cada um destes posts que p'ráqui fui colocando, foi parido com muita, muita dor. continuo a ser ludibriado pelo teclado e o raio das ideias iniciais de cada texto, fogem-me a sete pés à medida que os vou escrevendo - este mesmo texto tinha como ideia inicial dizer que faço dois anos de blog, fiquem pois com essa ideia. o resto foi um delírio. continuo a achar que o resultado final quase nunca é o que eu queria dizer inicialmente. continuo cheio de dúvidas quando carrego aqui no botãozinho laranja que diz "publicar postagem". destes mais de 600 textos se calhar gosto de meia dúzia deles - eventualmente aqueles que tiveram revisor oficial de erros. o resto vou pondo porque me dá na real gana.

apesar de tudo guardo com especial carinho, as coisas boas que me aconteceram por ter um blog: ao amigos que ganhei, as pessoas que conheci, as coisas que me ensinaram, um colega de há mais de 25 anos com que voltei a escrever, uma turma que revisitei, uma amizade que revitalizei, etc...

criei o blog sózinho, escrevia nele para mim. tinha e ainda tenho vergonha de dizer que tenho um blog, não me orgulho assim por aí além das coisas vou escrevendo. aí, uma semana depois do primeiro texto, quebrei o silêncio e contei à minha mulher, tempos mais tarde disse aos meus amigos mais chegados, atitude que já revelou uma coragem fenomenal. os restantes leitores não sei de onde é que chegaram mas, diga-se de passagem, são sempre bem-vindos. não escrevo para aumentar o meu número de visitas nem para ter mais comments. fico obviamente contente quando vejo que eles surgem. mas ainda fico sem jeito quando sei que o fazem: ontem conheci pessoalmente uma pessoa que me lê. não a conhecia de lado nenhum e fiquei meio parvo quando ela disse aquela frase: ah, eu conheço-te, eu leio-te.

bom, dois anos depois sei que escrevo, sei que opino, sei que aparvalho. o que ainda não sei nem consigo entender é porque é que alguns me lêem e gostam.

juro.

16 comentários:

Anónimo disse...

Olha Diniz, quando soube do teu blog pelo tio Lança fui rapidamente dar uma espreitadela porque com o teu sentido de humor só podia ter bons resultados. Aliás, a partir daí tornou-se uma religião, abrir o internet explorer, ver a minha homepage e de seguida ir ver o pipa, a origem do nome é indescritível e combina realmente com o "velho" Diniz. Não podemos dizer que cultivámos uma amizade profunda, ao longo destes quase 40 anos!? Isto até fere a vista! Somos do mesmo bairro, do Vitória, tínhamos alguns amigos comuns outros diferentes, mas nunca foste daquela parte que eu classificava como: "com aquele gajo é q eu nunca vou falar porque não lhe acho piada" e olha que haviam muitos na nossa Picheleria, Não tu sempre tiveste o rótulo de bacano, com as tuas gargalhadas estridentes que contagiam qualquer um. Leio-te com muito gosto e peço-te que continues, é muito agradável até mesmo quando dizes mal do meu Sporting.
Um grande abraço

Marta disse...

Porque é muitooooooooooooooooooooooooooooo bom de ler. sem polimentos!

Parabéns e boa continuação.

M.

ni disse...

pois eu tb não sei, mas deve ser pq é bom...
;o)

parabéns e beijos e abraços e condignas comemorações!

BlueAngel aka LN disse...

Eu vim aqui ter pelo blog da Cuca, que também é teu, depois de o ter ouvido na rádio. Gostei e leio-te todos os dias. Gosto do teu humor e da tua forma de escrita. Parabéns e continua que eu tb continuarei a visitar-te. :-)

Karla disse...

Olha, não sei, deve ser masoquismo, só pode (parece que é parvo o raio do miúdo, pá).

Beijocas!

Márcia Carvalho disse...

pois... olha eu já não sei como foi que aqui vim parar! Um link leva ao outro e este blog acabou adicionado nos favoritos!
"Porquê?" perguntas tu. Acho que porque há identificação no que toca aos temas, à forma como os colocas - argumenta, humor, perspicácia, ironia. Isto não quer dizer que quem vista gosta sempre, não! Mas também quem é que gosta sempre de tudo! Há também a convergência e identificação no que toca aos temas. Quase sempre são assutnos com os quais me identifico e algumas vezes já venho à procura deles "deixa lá ver se o pitx diz alguma coisa sobre isto" - às vezes encontro! Depois, para mim, particularmente, há outra razão: caramba, um gajo que no meu blog os únicos comentários que deixou foram para me puxar as orelhas por causa de erros ortográficos merece que eu aqui venha! Continua, pá! Escreves com os pés mas tens piada... (acho que era isto que a tua falsa modéstia queria ouvir ou não?)

Anónimo disse...

Ainda bem que as tuas ideias iniciais te fogem quando começas as escrever. Não quero desmerecer as tuas ideias iniciais, claro está, mas se elas fogem é porque vêm lá outras muito melhores. (O teclado é de facto uma espécie de casca de banana mental, e quando se clica em "publicar" o trambolhão está consumado.)

Anónimo disse...

Pedro, Amigo,
Parabéns pelo teu blog!
Foi (também) por causa dele que tivémos a sorte e a felicidade de nos reencontrar-mos e de reviver um pouco daquilo que a nossa turma do 10.º Ano, a 12.ª, nos ensinou, que nunca esqueceremos e que tanto nos marcou! Só por isso, e num ponto de vista estritamente egoísta, acho que já valeu a pena!
É claro que este Pipáterra vale muitíssimo mais. Ele és tu ou, pelo menos, um pouquinho de ti. Aquilo que queres mostrar, desabafar, partilhar.
Por mim, fiquei fã. Já era, de resto, fã do meu amigo e colega Pedro Jaime 'adolescente'. Agora estou a tornar-me fã do meu amigo Pedro Jaime 'adulto'. Como alguém que escreveu aqui em cima, também eu te leio todos os dias.
Acho que consigo perceber porque é que hesitas tanto. Nunca fica 'bem aquilo que queres dizer', não é? Pois olha, independentemente disso, até hoje achei que soou tudo bem. Pelo menos, soou-me 'a ti' e, curiosamente, às vezes 'a mim', também... Se calhar é também por isso que tenho tanto gosto em vir cá. :)
Espero que continues. A escrever e a ser assim. Não 'estás na mesma': acho que estás melhor!
Aquele abraço,
Di Napoli.
PS: Acho que devias falar mais de música... :)))

Anónimo disse...

pois eu sei bem como cheguei aqui. Foi por causa de um comentario polémico deixado no blog da karla. Cheguei aqui a não gostar nem um bocadinho de si, e acabei por começar a gostar muito de o lêr.

Cool Mum disse...

Tb não sei, seres um gajo da mesma geração, pai e...
Cheguei cá pela Xana, e volta e meia pico o ponto, sem deixar muito rasto.

Anónimo disse...

lol.
ana rute cavaco

Anónimo disse...

Porque tens, no que escreves, muito do que és e só por isso já vale a pena. Cada vez te leio mais. Parabéns pelas duas velas!

AnaBond disse...

não me lembro como vim aqui parar.
não me sai da memória o ataque que me fizeste no Mac quando descobriste que este monstro com uma barriga saliente era eu...

sinceramente também não faço a mínima ideia porque cá continuo a vir e continuo a ler-te...

S.A. disse...

Vim cá parar... não faço ideia como... sei que me fazes rir!

;p

Anónimo disse...

Leio-te regularmente e vim cá parar porque alguém me falou no teu blog.
Parto-me a rir com o que escreves e costumo dizer ao pessoal: "quando quiseres destressar lê o Pipáterra" :))
Parabéns pelos 2 anos!

Ana F. disse...

Vim cá parar pela Xana, pela Ana Rute e pela Karla.
E não desgrudo!
Parabéns pelos dois anos do blogue.
Continua!