segunda-feira, setembro 15, 2008

altamente lá de cima

se o gonçalves não terminava uma marcor sem que me batesse violentamente com a palma da sua mão nos meus costados e dizia-me: jaiminho, fuôda-se, esta tua márcuór foi tuótil!

e se eu já gostava de dizer tótil, para o resto da vida passei a associar esta palavra aos elogios que o gonçalves - um nobre traficante da sé, gente de abraço e gajo que nos outorgava a amizade a troco duma mão na testa durante o gregório - me dava durante os lavores militares.

sim, é verdade, acabamos por nos entregar às coisas insignificantes porque é com essas que nos vamos vinculando ao passado.

eu até sou dos que julgo que estas palavras "mais modernas", pronto, já estão dissimuladas por todo o país. no entanto há uma ou outra que acaba por ser mais utilizada aqui ou ali.

no norte há uma que eu adoro ouvir. muito mais que 'tótil', muito mais que 'cinco estrelas', ainda mais que 'topo de gama', a minha favorita ao ouvido é mesmo aquela que a filha lá dos donos da cobertura daquele prédio da joão xxi disse quando a loira lá do querido lhes disse para tirar as vendas dos olhos:

- fuôgo, está altamente!

1 comentário:

Di Napoli disse...

Tás-te a referir ao "Fuogo", ou ao "Altamente"?

(Lá em cima, dizem "Altamiente", não é? :) )