segunda-feira, novembro 10, 2008

fábio

meu caro fábio, quando eu era puto tinha a mania das meia-maratonas. era um chavalo magrinho, tísico e nem me pesava o corpo. não tinha velocidade rigorosamente nenhuma mas tinha força de vontade. e lá ia eu, dividia a coisa em molhos de cinco quilómetros e assim, até parece que a corrida custava menos a vencer. é claro que tentava melhorar os meus tempos. vinte minutos para os primeiros cinco quilómetros, mais vinte para os segundos, outros vinte para os terceiros e, os últimos seis quilómetros era a tentar aguentar sem rebentar. e conseguia, sim, conseguia. melhorava aqui e ali, um pouquinho e tal, mas conseguia. eh pá, umas vezes sem pernas ou com o pé aberto, corria com o jaime gazul e passávamos a corrida a contar anedotas e a controlar os tetos das gajas que estavam na beira da estrada a bater-nos palminhas; outras vezes com mais pedal ia atrás dum outro gajo para melhorar tempos. agora, vinte e tal anos depois, pesa-me o cu. tenho mais uns vinte quilos em cima e é isso mesmo, pesa-me o cu. tenho umas pernas que sofrem quando há aquele impacto, quando o peso do cagueiro e da barriga faz estremecer os quadrícepes. um dia, lá naquele tempo, tinha feito umas corridas e uns treinos de jeito, sentia-me porreiro, sabes? lembrei-me de fazer um treino com o artur "cagalhão" brandão, um senhor, atente-se. não estás a ver a coisa. aquele gajo não corria, trilhava sulcos no alcatrão. fazia um quilómetros para lá, depois fazia mais 750 metros para cá, vinha ter comigo e dizia: estás bem? e eu lá continuava, a babar cuspo e sofrimento.

lembrei-me disto ontem quando te vi a correr ao lado do hulk. que porra, tiveste azar! com tantos lugares para estares em campo, calhou-te logo ficares ali, junto do teu compatriota, quando a bola lhe veio ter aos pés.

e depois foi o que se viu: tunga, tunga, tunga, tunga, o gajo, como o artur cagalhão - um senhor, não me canso de dizer - também parece que cavava sulcos no relvado. às tantas nem sei o que te passava pela cabeça. eu sei é que à entrada da área vi o hulk travar antes de fazer o remate. e fez, e foi nessa altura que o albarroaste. e foi nessa altura que viste que estás mesmo gordo e lento. foi quando chocaste que ele podia também ter percebido que o teu peso impõe respeito. mas tinhas chocado, infelizmente, na altura em que ele tinha rebentado um petardo em direcção ao teu patrício.

cabrão do hulk. que egoísta que ele foi!

para os portistas, a actuação do bruno paixão foi tudo menos anormal, já estamos habituados. ao que parece os lagartos também não gostaram da coisa. e quando assim é, quando uma equipa tem razão de queixa e quando a outra também tem, é porque então há unanimidade.

pois, não sei, há lances clarinhos, há lances duvidosos, há lances estranhos. sinceramente, acho que o árbitro errou tanto ou menos que os jogadores. pessoalmente acho que foi um jogo de cáca.

até já li que foi o melhor jogo da época. pergunto, o melhor jogo em quê?

Sem comentários: