terça-feira, outubro 24, 2006

das férias - mapamente domesticada

sabem aquele livro "porque é que as mulheres não conseguem ler mapas e os homens não sabem ouvir?", pois a primeira parte do título é inteiramente verdade.

eu já desisti de dar indicações de moradas a mulheres (cariño, tu não és mulher, tu és arquitecta, é diferente, ok?). já desisti, pronto.

porque são, neste campo, francamente - perdoem-me as expressões - burras e anhucas. a gente até espera que elas percebam que não é preciso arranjar uma espécie de plano de saídas de emergência - como há nos estabelecimentos e edifícios públicos, cheio de setas fluorescentes e tal - para ir duma terra a outra. mas não, parece que precisam mesmo. depois como não conseguem ligar a cara com o nome, ou seja o mapa com a estrada onde se encontram, dá nisto: desistem e tocam a perguntar à primeira pessoa que encontram na esquina (virtude esta que as destingue positivamente de nós)

após mais de 5 anos de convívio diário com a minha mulher, aconteceu nesta última viagem uma coisa muito estranha. tinha-me enganado e entrei para uma auto-estrada que não era a que eu pretendia seguir. quando senão, deparo com a minha mulher ali ao meu lado, no lugar do morto (salvo seja!), a seguir a nossa rota com um livro da michelin ao colo.

e houve como que um alelulia quando a ouvi pronunciar as seguintes palavrinhas: "olha que se continuares em frente e seguires por plasencia não são tantos quilómetros como por trujillo. por isso, não vejo necessidade de dares meia volta, podes seguir em frente! além disso, dá ideia de a auto-estrada já estar concluída até cáceres."

ah mulher dum catano! ia-me espetando e tudo. eu até acho que me vieram as lágrimas aos olhos. saquei-lhe os mapas da mão, fiz as contas assim num repente, vi que ela tinha razão, olhei para o céu e disse em voz baixa: obrigado senhor, obrigado.

por outro lado fiquei com medo: será que estas novas qualidades estão a masculinizá-la? como é que se chama o fernando delas?

mau...

6 comentários:

Xana disse...

AAHAHAHHAAHHAAH!

Anónimo disse...

:))


(cuidado com as generalizações!)

Zuza disse...

tipicamente masculino: em vez de se limitar a agradecer, começar logo a desconfiar!!!!!!!

GPS para quê com uma co-pilota dessas? :D

(tb há "inginheiras" assim, não é só característica de arquitecta ;))

Anónimo disse...

nunca percebi por que razão os homens têm vergonha de perguntar o caminho. nisso sou muito mulher:)))

Cláudia disse...

Discordo completamente! As mulheres conseguem ler mapas como ninguém. Os verdadeiros braços direitos. (agora podia dizer as verdadeiras co-pilotas mas podia ser mal interpretado)
E tenho testemunhas de peso disso mesmo! Fala com o teu amigo e logo vês se não tenho razão!
;o)

Anónimo disse...

lol.