segunda-feira, setembro 06, 2010

oh, pedro pedro... tu...

hoje estive uns bons minutos junto da minha professora da primária.

há qualquer coisa de místico ou paranormal nesta coisa do ensinamento, da passagem de sabedoria, nesta coisa da educação.


foi o que pensei, assim meio enleado pelas memórias do passado, durante uma missa de corpo presente, enquanto observava em silêncio, a sua nuca, ali dois metros à minha frente. a mesma pessoa que que mais reguadas me deu entre 1975 e 1979 (era o prec, lá está!...) é também a que melhores memórias me deixou.

minutos depois, abraçado a ela ao mesmo tempo que me acarinhava com uns maternos beijos, arrepiava-me com a sua presença ou até a sua existência. sinto-a como que uma estátua viva. deu-me tanto e tantas coisas boas que dá ideia que necessito de fazer uma permanente homenagem. é isso mesmo, quando de tempos a tempos a vejo, só me apetece fazer aquele gesto solene que os governantes fazem, ao deporem uma coroa de flores junto do monumento dos restauradores....


gosto tanto dela...


gostei tanto quando me segredou «tenho sabido notícias tuas, sabes?».


não são todas as pessoas que nos ensinam a distinguir o quilo do quimo.

e gostei dum pormenor que não tenho lata de dizer aqui neste blog.

as professoras primárias têm noção das coisas boas que deixam na memória dos seus alunos?

4 comentários:

Pedro Oliveira disse...

D. Zulmira?
Aguardo esclarecimento...
Abraço.

Pitx disse...

afirmativo

Jolie disse...

não sei, mas posso dizer o mesmo da minha e gostava certamente que os meus filhos também o pudessem dizer.

beijo

Julieta disse...

é certamente aquela que nos fica para sempre...
a minha foi especial: um dia que não chorei e ela agarrou-se a mim a chorar, não se perde um pai a meio de uma aula aos 7 anos, pelo puxão de orelhas que levei por estar a olhar para a prova da melhor aluna da turma, duas dezenas e meia eram 25 e eu assim tinha escrito, apaguei para errar porque a colega do lado era a melhor e tinha colocado 250, a professora Fernanda ensinou-me muito além dos manuais escolares...bjinho professora Fernanda :)