eu acho que a minha música favorita dos u2 é o trying to throw your arms..., mas depois fico com uma sensação de injustiça porque atribuindo este prémio, ponho logo de fora o lemon.
ser música favorita é um prémio que eu atribuo não só pelos méritos musicais mas também pela patine que lhe está ligada e, obviamente, pelos brilhos ou manchas que neste ou naquele momento eu decidi colar a esta ou aquela canção. por isso, sim, o lemon está lá, como também está o trying to throw your arms....
depois começo a pensar - ainda há pouco na cozinha fazia nisso - e verifico que o under a red blood sky, completo e sem interrupções, é uma das minhas outras músicas favoritas dos u2.
pronto, tenho mais músicas favoritas dos u2. sei lá, o please, por exemplo é uma delas.
no entanto, há outra, apesar de nascida em 1988, que só passou a música favorita no fantástico verão seguinte, o de 1989, o segundo melhor da minha vida. falo do silver and gold.
esta música, o filme do joanou e a foto da capa, são uma das razões porque há um compartimento da minha casa, onde curiosamente estou a escrever isto, que tem exposto o rattle and hum.
yep, silver and gold.
this song was written in a hotel room in new york city.
'round about the time a friend or ours, little steven,
was putting together a record of artists against apartheid.
this is a song written about a man in a shanty town outside of johannesburg.
a man who's sick of looking down the barrel of white south africa.
a man who is at the point where he is ready to take up arms
against his oppressor.
a man who has lost faith in the peacemakers of the west while
they argue and while they fail to support a man like bishop tutu
and his request for economic sanctions against south africa.
am I buggin' you?
I don't mean to bug ya.
ok edge, play the blues.
está lá tudo: eu tinha 20 anos; saia dum desgosto de amor, estava a entrar num amor mais giro e mais, digamos, bélico; a áfrica do sul; o apartheid e tal; cenas comunistas e revolucionárias; sun city, enjôo pelo usa for africa...
e depois boto a tocar o silver and gold e decido que esta música é, não digo a minha música favorita dos u2 mas sim, digamos, a minha música favorita na classe «quem me dera ser bono para estar em palco a segurar aquele holofote» ou, principalmente, «nah, bom bom era ser edge para estar ali a rasgar aquela ganda, ganda malha».
1 comentário:
Tambem tenho esse DVD, mas acho que o Jouanou devia ser torturado, por não meter um concerto inteiro (sem cortes) da tour Rattle and Hum. Que dizes do BB King com a música aos retalhos?
Anónimo do Livro
Enviar um comentário