quarta-feira, dezembro 27, 2006

all aboard for night train... miami, florida...



ele não era propriamente um tipo que eu gostasse por aí além. ok, pronto, eu sabia que não gostava mesmo nada do i got you (i feel good), ódio que se acentuou aquando do inenarrável sucesso do gerapa nas férias de espanha, já não me lembro de que ano.

mas por volta de 1996, numa altura em que eu andava muito com o pedro malveira, um irmão afastado (se um dia vieres a ler isto, fica sabendo que o dvd dos trovante fez um sucesso do catano), era um disco do jaime castanho, a banda sonora oficial das nossas cambóiádas.

o disco é um cd duplo duma colectânea comemorativa do 40º aniversário da carreira do senhor e, meus amigos, o cd um tinha um alinhamento levado da breca:
please, please, please; try me; good good lovin'; i'll go crazy; think; lost someone; night train; prisoner of love; out of sight; papa's got a brand new bag e, daqui para a frente, como entretanto começava o i got you, a gente passava para uma outra colectânea do stevie wonder (oh yeahhhh, signed, sealed, delivered, i'm yours!) ou mesmo para o antichrist superstar dos marylin manson.

o senhor foi passar a fazer cascalho para a quinta das tabuletas. as televisões portuguesas anunciaram que tinha falecido o pai (father) da soul. a ignorância desta gente é tal que não sabem distinguir um father
of soul (ray charles) dum godfather of soul (james brown). mas pronto, antes referir o senhor mal do que não dizer nada.

a verdade é que ando a voltar a ouvir essas músicas dessa colectânea. e com essas músicas vêm-me à memória alguns dos acontecimentos mais engraçados que a noite lisboeta já presenciou e que se um dia me der na veneta contarei neste blog.

ó pedro, tu lembraste daquele paneleiro a achandrar o outro paneleiro, ainda mais amaricado que o primeiro, com um "josé, aqui já! anda cá josé, vá, aqui!" ou do porteiro do jamaica a sentenciar "é sexta-feira e sózinhos é mais complicado, convinha virem acompanhados duma azeitoninha, não é?" ou de quando não tivemos coragem para dar a boca a duas ou três carcacitas quando fomos comprar pão ao valdemar ou do dia em que o delgado não descansou enquanto não fomos beber uns canecos à shell ou ainda do ar do batista da roma, quando lhe dissemos que íamos para o dois e ele pôs-se a dizer "aquilo pá, era a catedral, vinha gente de todólado?

como recordação, fiquem com este "o paizinho tem um saco novinho em folha!" e apreciem o swing e o funk deste senhor. eu peço um cuidado especial para o segundo 37, altura em que num passo rasgado o preto pega com uma mão nas calças e com a outra, vinca a respectiva prega.

nível!




Sem comentários: