segunda-feira, janeiro 23, 2006

Urnas

Duas ou três notas sobre a ida às urnas:

- os vencedores da noite foram, unicamente, o Cavaco e o Sócrates. o primeiro porque sim. o segundo porque sabia de antemão que mesmo apoiando o Mário Soares, este nunca conseguiria vencer as eleições (nem conseguiria chegar à 2ª volta); sabia também que se o apoio fosse para o candidato poeta, essa hipótese de ter o barbudo na segunda volta contra o Cavaco seria bem mais séria e, por fim, sabia que era preferivel ter o Cavaco em Belém do que o Manuel Alegre (a quem derrotou - é preciso recordar - nas eleições internas do partido).

- o score do Mário Soares é confrangedor. não esquecer que ficou mais próximo dos valores do Jerónimo de Sousa do que dos do Manuel Alegre. aqueles gritos "Soares é fixe, Soares é fixe, ..." antes, durante e no final do seu discurso, pareceram-se mais com um requiem do que com cânticos de incentivo e de regozijo. paz à sua alma política.

- faz-me impressão aquele discurso (desta vez de esquerda) dizendo que este ou aquele impediram a eleição de um candidato de esquerda. o povo já não vai (felizmente) nessas cantigas. o povo, espero eu, já percebeu que apesar de serem de esquerda, é diferente eleger o Mário Soares ou o Jerónimo de Sousa. é uma questão de estilo.

- faz-me impressão a falta de memória do povo, da comunicação social, de toda a gente. arrepiei-me quando vi aquela cambada de ex-ministros cavaquistas (principalmente os da última maioria), de copo e croquete na mão. uma turba de gente que eu esperava arredada destas coisas. será que vão aparecer de novo? uhhhhh!

- por falar em falta de memória, arrepia-me a hipótese, cada vez mais séria de ter o Guterres eleito Presidente da República daqui a 5 ou 10 anos.

- não considero o Manuel Alegre um dos vencedores da noite. mas vencedor de quê? alguém me pode dizer?

- só consigo encontrar uma coisinha de positivo na vitória do Cavaco: será o único que poderá travar aquele tique saloio e pato-bravista que às vezes dá nos socialistas. aquele tique do Sócrates em querer construir o TGV, por exemplo, é só comparável àqueles pseudo metrosexuais-design-fashion (que ele por mais que se esforce não consegue ser) que têm lá em casa um espremedor do Philippe Starck, mas têm o cesto da fruta com laranjas podres. por outro lado, quem julgue que o Cavaco vai ser o salvador da coisa, tire já o cavalinho da chuva.

- cheira-me, reparem, cheira-me - não tenho pois a certeza - que enquanto o Louçã for o big-chefe dos bloquistas estes nunca conseguirão ultrapassar os comunistas. por outro lado, enquanto o Jerónimo for o secretário-geral dos comunistas, estes nunca serão ultrapassados pelos bloquistas.

- não ligo muito para as candidaturas do Louçã e do Jerónimo de Sousa. aquilo é mais para consumo interno do que propriamente para a presidência da república. são uma espécie de jogos de pré-época que antecedem os campeonatos nacionais de futebol.

- o Garcia Pereira - certamente contando com o voto do Alfredo Pequito - conseguiu ter 23.650 votos. a minha pergunta é a seguinte: alguém conhece algum eleitor que tenha votado neste senhor? é que para mim este número é um mistério. mas eles estão aonde? é que isto ainda é um número considerável, não é? dá para encher o Atlântico e deixar um porradão de gente cá fora.

- não consigo considerar o Jorge Sampaio como tendo sido um bom presidente. um homem que permitiu que o Santana Lopes fosse primeiro-ministro sem ter ido a sufrágio, não merece a minha consideração. para mim faz parte daquele grupo de pessoas que votou no Lopes para a C.M.L. e que devem ter pensado "vá, vamos lá dar o benefício da dúvida ao rapaz". ó Jorginho, tu és o político não-britânico que melhor fala inglês, mas daí a teres sido um bom presidente, vai lá vai.

2 comentários:

bree disse...

Pior do que o discurso de derrota de Soares, foram as imagens anteriores, que se pudesse legendar seria:
"A Brigada do Reumático".
Mário Soares, ladeado pela esposa e por Sócrates de muletas. Que melhor imagem para retratar o PS neste momento?

sonia disse...

:))
Um dos poucos blogs que não lastima o facto do Cavco ter ganho.
Pronto, já fico mais contente.