sexta-feira, janeiro 22, 2010

estou-te a telefonar-te!

amigos telefonam-me, metem-se comigo no messenger, mandam-me bocas na rua, provocam-me para escrever «lá naquela paneleirice do teu blog» acerca das escutas do pinto da costa.

ora, temos que ver as coisas em perspectiva. ou seja, observar o plano todo: quem é escutado, quem escuta, quem divulga, quem depois comenta, quem foi escutado e não foi divulgado, quem escreve neste jornal, quem escreve naquele, quem comenta sobre o quê e quem não comenta. depois claro, perceber o que é esta coisa do futebol, o que se passa para lá das quatro linhas, o que se passa para lá das quatro linhas e que influencia o que está de fora das quatro linhas, o que se passa dentro das quatro linhas e que é influenciado pelo que se passa fora das quatro linhas. ora quem não entende isto, não percebe rigorosamente nada. e portanto julga que na sua casa «no passa nada!»

no porto, aquilo das escutas «ah e tal, é uma montagem», os super-dragões? nahhh...; na luz... bom, na luz «foram todos roubados, não temos nada que ver com escutas (ai também há escutas connosco? sério? eh pá...), não levamos foguetes para os estádios (ai levamos? e fazemos dóis-dóis), árbitros? noutros tempos? mudanças de estádios? pedradas em estádios? autocarros incendiados? nahhhh...; em alvalade... bom, somos um clube diferente... pois, diferente. nunca levámos árbitros em tournée (mas e ajudou-nos nalgumas competições? nahhh), não andamos à porrada, as nossas claques são bonitinhas...

bom resumindo e concluindo em relação ao pinto da costa. se fiquei chocado? claro que fiquei. nunca imaginei que ele dissesse:

- estou-te a telefonar-te...

ó foda-se, «estou-te a telefonar» já é mau e ele utiliza algumas vezes. agora «estou-te a telefonar-te»? meu deus, que vergonha!

meus amigos, rickie lee jones. é isso, o segredo é a rickie lee jones. já não ouço nem vejo nem jogos falados, nem trio de ataque, nem leio o delgado, o vitor serpa, o rui santos, muito menos o ricardo araújo pereira, o zé diogo quintela, não ouço o sousa martins, o pôncio, o cervan. nada, rigorosamente nada. de futebol, de política e de religião só falo e só ouço quem me apetece. e sobre a bola, só ouço - desde há uns 12 anos - um amigo. tirando isso, ponho a televisão em mute, boto a rickie lee jones, ali, pianinha, calminha, sem machucar ninguém e pronto, lá vejo aquelas arrancadas do tomás costa, do guarin, do valeri, do prediger.... ai espera, desses não... pois, esses não jogam um caralho. então pronto, devem ser outros!

Sem comentários: