segunda-feira, outubro 17, 2005

Quinje a Jero!



No dia 29 de Abril de 1991, tinha 22 anos, dirigi-me à cidade do Porto, para iniciar o meu Serviço Militar Obrigatório. As semanas que antecederam essa data foram passadas com alguma tristeza, por saber que me ía afastar da minha família, da minha namorada, dos meus amigos, etc. No entanto, tinha uma pontinha de curiosidade em saber como seria contactar com gente do Porto. Como é que era estar num meio onde, por ser Portista, não faria parte de uma minoria, assim, pequenina. E assim foi.

No entanto, e para cúmulo da ironia, um dia antes, o Benfica foi jogar às Antas e, em 4 minutos, pôs o César Brito a espetar dois secos no galinheiro do Vítor Baía. Ainda para mais esse jogo decidiu o título de 1990/1991 para o Benfica. Foi a estocada final.

Como devem imaginar, naquele quartel, e durante os 3 meses que lá vivi, passei o tempo a ouvir o pessoal encarnado a gritar, "César!", ao que logo de seguida um grupo respondia em coro "BRITO! BRITO! BRITO!". E nós, os portistas, sempre de orelhas murchas.

Ora, para um Portista nado e criado em Lisboa, não é propriamente o sonho de uma estadia na terra do seu clube, não?

Ainda por cima, essa vitória é uma das bandeiras que os benfiquistas utilizam, quando me querem azucrinar o juízo: "Olha lá, lembras-te do César Brito?". E de nada serve retorquir com os 5-0 na Luz para a Supertaça, ou para as vitórias do tempo do Jardel ou do Mourinho. Nada disso serve. Só falam no raio do César Brito.

Vem isto a propósito da derrota do meu clube contra o Benfica neste fim-de-semana. Com tanta coisa que aquele jogo teve de negativo, vejo também ali, naquele insucesso algo de positivo. Quero acreditar, duma vez por todas que vou deixar ouvir falar no César Brito. A partir de agora vou passar a escutar "NUNO GOMES".

Enfim....

2 comentários:

bree disse...

Só me merece um comentário: Afinal que idade é que tem o Vitor Baía??

paulo rico disse...

Deixa estar, pode ser que fiquem 14 anos a gritar: Nuno Gomes. Seria bom sinal!