quinta-feira, maio 29, 2008

maria deixa-me ir à cozinha cheirar o teu bacalhau

há coisa de dez anos, em conversa com um cliente (coisas relacionadas com o marketing, design, publicidades, coisas dessas.) referimos o mau gosto de um outdoor, anunciando um empreendimento imobiliário ou turístico em albufeira, e que consistia numa montagem fotográfica de um gaja de pernas abertas, com um pé assente na marina e outro na vila ou coisa parecida. bom, não me recordo já muito bem. mas depois aquilo era acompanhado duma frase, assim, meio malandreca, na linha dum quim barreiros digamos, que falava em «pernas bem abertas» ou «um pé na marina e outro em terra». bom, não me recordo, mas era uma gaita muito brejeira.

a verdade é que esse meu cliente, do ramo das carnes, matadouros, bifes do açém e merdas assim, disse que não lhe chocaria muito fazer uns calendários para distribuir nos talhos, com uma foto duma gaja bem boa a ameaçar dar uma trinca - a modes como quem vai afiambrar a piça do mutombo - num cachorro quente, tendo a particularidade da salsicha estar um bom pedaço fora do pão, podendo-se então ver um trecho de mostarda ou quéte châpe a escorrer por ali abaixo.

era um cliente com uma argúcia do catano. ou seja, a dona de casa ia lá ao talho, e, enquanto verificava se o nesse ano 13 de junho dava para ir com a família acampar lá para o parque de campismo de alcafache, olha para cima, vê a bela donzela e medita «eh pá, que bela ideia. esta noite, quando ele vier da oficina de montagem de esquentadores,
vou fazer um belo bico ao meu armando norberto. já agora, deixa cá ver a marca das salsichas... humm.... pois é, pois é... tenho de comprar coisas desta marca.»

mas gosto, confesso. gosto da brejeirice e das coisas malandrecas na publicidade. porque convenhamos é preciso uma certa coragem - e pronto, tudo bem, uma dose maciça de idiotice - para pôr para a rua, para o público-alvo (palavra tão bonita) material desta índole.

noutro dia a caminho do aieropôrto (é assim que se escreve, não é? não? vós tendes a certeza? não me desiludam, caramba. então não fica mais giro assim?) vi esta decoração vinílica numa van toda poderosa. é duma casa de tintas e apresenta a seguinte frase posicional «o seu pincel merece o melhor!»



coisa mailinda!

3 comentários:

Ana Rute Oliveira Cavaco disse...

só me rio!

RM disse...

Também vi o anúncio de que falas no início. Estava a ver a jornal quando dei de caras com a cena. Nunca mais me esqueci. Dizia "Abra as Pernas e Aproveite. Um pé na Marina. Um pé na Praia"

tcl disse...

a rir com os teus disparates aqui deste lado.

Olha que o teu fornecedor de carnes tinha sentido de marquetingue!