sexta-feira, junho 09, 2006

Bola

Como portista sempre me fez muita impressão os convidados que as televisões (e as rádios, e as rádios) escolhiam para "representar" o meu clube naqueles debates e programas televisivos do género "um moderador e 3 paineleiros". E faz-me impressão porque são precisamente os canais de televisão os responsáveis por convidarem comentadores de merda e que estereotiparam o "comentador portista" como um ser parvo, tendencioso, ignóbil, asqueroso, etc....

A ver, começou por aparecer o Pôncio Monteiro que é o chamado "postal", categoria que todos sabemos está acimo do "cromo" - atenção que este economista tem muitas vezes razão, mas perde-a toda porque não sabe discutir opiniões. Depois houve uma altura que puseram o senhor presidente da junta de bigode, senhor responsável pelas maiores secas televisivas que eu conheço (e continua). Lembraram também de convidar um inenarrável político, salvo erro candidato à Câmara Municipal do Porto, que foi seguramente o pior comentador de futebol que eu conheci. Passou também por lá o Francisco José Viegas, um senhor bestial que estava acima daquela gente toda. Ultimamente rebentou a bolha, levaram para lá o Rui Oliveira*, que é um gentelmén e que pôs toda a gente de boca aberta: "olha, lá em cima também há gente de bem!".

É um comentário parvo mas que reflecte, não só, a má ideia que as pessoas de outros clubes têm dos portistas, mas também os verdadeiros erros de casting que as televisões fazem nas escolhas destes paineleiros.

O mesmo acontece com as mulheres que são escolhidas para falar de futebol. Atentem só: Leonor Pinhão (santa paciência), Ana Dias (ui!), Cinha Jardim (foi esta senhora que chamou um dia àquele clube que um dia venceu 7-1 ao Benfica, Celtic de Vigo), etc, etc.

Ontem A Revolta dos Pastéis de Nata, um bom programa com humorístas medianos, convidou a Dália Madruga para ter lá uma mulher a falar de futebol - também lá estava um homem. E o que é que eu hei-de dizer. Bom, lá está, é por causa de convites destes que nós homens continuaremos a achar que as opiniões futebolísticas das mulheres são.... pois, deixem lá isso!

A propósito, eu não tenho nada contra o futebol feminino, eu só peço é que não me obriguem a assistir jogos entre mulheres.

* Erro de palmatória. É óbvio que é Moreira. Um abraço ao querido Paul Wealthy.

2 comentários:

Márcia Carvalho disse...

definitivamente, tu e o meu marido davam bons amigos!!

paulo rico disse...

Francisco José Viegas e, principalmente, Rui Moreira (seria Moreira que querias dizer?) são bons. Mas prefiro o Miguel Guedes, dos Blind Zero, que faz de adepto do FCP na Antena 1.