sexta-feira, junho 09, 2006

05-07-1982

Foi o dia em que descobri que afinal no futebol, as melhores equipas do mundo, também perdem. Foi o meu primeiro dia triste de futebol. O dia em que o Brasil perdeu contra o Paulo Rossi.

Depois de terem vencido 2 a 1 à União Soviética, terem dado na pá 4 a 1 à Escócia (golaço do Éder), mais 4 à Nova Zelândia, ganharam 3 a 1 à Argentina (que tinha um timaço bestial) e depois, bom depois....

Eu tinha ido com o resto do pessoal à piscina do Areeiro, no regresso parámos na Gelataria Roma (o sabor nata era irrepreensível) para beber água e vimos na tv que a bola ia começar dentro de instantes. Lá corremos para casa.

Pois, o resto é história. Eu nunca tinha visto um conjunto de jogadores tão bom, a jogar pela mesma equipa e ao mesmo tempo: Leandro, Éder, Zico, Falcão (perdão, Paulo Roberto Falcão), Júnior, Toninho Cerezo, Óscar, só para falar dos mais sonantes. Mas vi-os a perder! Foi o descalabro. Como é que era possível aquilo estar a acontecer? Mas estava.

E só voltei a emocionar-me da mesma forma, quando em 2000, Portugal foi à Holanda e à Bélgica mostrar o melhor meio campo que Portugal já teve: João Pinto, Paulo Sousa, Figo e Rui Costa.

E eu ontem voltei a ver o golo do Paulo Roberto Falcão contra a Itália - que com um único movimento de ancas, tirou 3 defesas do caminho - e voltei a lembrar-me que há equipas e equipas e há mundiais e mundiais.

E o Espanha 82 foi o meu Mundial.

Saudades!

3 comentários:

Márcia Carvalho disse...

tu e o meu marido iam dar bons amigos!

Xana disse...

Protesto: dois posts de bola, seguidinhos??

Karla disse...

Eu de 82 só me lembro mesmo do Naranjito... :P