quinta-feira, março 03, 2005

Decisões

Daqui a uns dias a minha filha celebrará o seu primeiro aniversário. Cum caraças, vai haver daquelas festas rijas, onde os bebés desesperam e os adultos festejam.
E é também, nesse dia que irão acontecer mais duas coisas muito importantes.

A primeira diz respeito à sua idade. Fará 12 meses. Repito 12 meses, ok? Pois eu repeti porque será a última vez que me ouvirão a dizer a palavra "meses" para me referir à sua idade. A partir desse dia a minha filha terá 1 ano. Mais tarde terá 1 ano e tal. Mas nunca terá nem 13, nem 15, nem 18 nem 23 meses. Terá, repito, 1 ano e tal.

Quanto muito, irá ter "1 ano e meio" lá para o final do Verão e, no início do Inverno "quase 2 anos". É que noutro dia, na natação, ao perguntar a idade de uma das colegas da Beatriz, tive como resposta 27 meses. E a verdade é que demorei ainda uns bons 3 segundos a converter esse valor em anos. Bem sei que tenho o cabelo alourado, mas isto podia ser evitado se me tivesse dito "2 anos e pouco". Pronto, tudo bem, para o que eu queria, essa informação chegava. Há bebés que demoram imenso tempo a largar a chupeta e há pais que demoram uma eternidade a largar a palavra "meses". É que se não, por carga de água inventaram eles a palavra anos? Tem algum jeito eu chegar ao pé do meu amigo Hélder e dizer-lhe:

- É pa, fui ontem ao 2001.
- E então, o som estava bom?
- Então não? Sempre aquelas rocalhadas.
- E gajas?
- O costume. Era tudo na ordem dos 325, 400 meses. Uma ou outra de 450 meses mas sempre grandes mulherões, pá!

A não ser que haja alguma directiva comunitária que nos obriga a contar a idade dos bebés em meses, há? Quanto muito das gravidezes, onde também, muitas vezes nos deparamos com algumas respostas do género "atingiu agora as 27 semanas". Ora não era bem mais fácil dizer que "tem cerca de 5 meses"?

Bom, adiante.

Cresci a ouvir dos meus pais duas frases tremendas. Uma era "Ó filho, tu veste cuecas lavadas, porque podes ir parar ao hospital e depois envergonhas a gente." Tudo bem era um cuidado relativo ao nosso asseio. Mas havia uma outra expressão, muito mais engraçada e ao mesmo tempo ameaçadora que estou mortinho por utilizar. Assim, no dia 11 de Março, sempre que a minha filha estiver com birra, não quiser comer ou portar-se mal, ouvirá o clássico dos clássicos "Beatriz, tu faz o que o pai te diz. Não me obrigues a bater-te no dia dos teu anos!!!"

Mainada!!!!

7 comentários:

Morena disse...

És muita doido!....

Pitx disse...

E tu és a melhor mãe do mundo.

Xana disse...

ahahahaahah

:)

Xana
http://odiaadia.blogspot.com/

Alda Benamor disse...

Hehehe... mas o facto é que quase todos nos referimos aos meses dos piolhos! Manias!...

Alda~

http://historias-da-mama.blogspot.com/

Cláudia disse...

Ó 'migo, 'tamos inspirados. :D
Demais, demais...
E já começaste a treinar a Beatriz a soprar a velinha? Deve ser giro, ela a bater palminhas, e a mamã de lágrima no canto do olho emocionada.
E enquanto ela não o souber fazer, não te esqueças de lhe mudar a cuequita, neste caso a fralda (a mãmã agradece ;o))
Beijinhos mimados.

Cruxe disse...

Olha que em relação às cuecas lavadas, havia um que dizia: "ò mãe, mas se eu tiver um acidente e for parar o mais certo é sujar as cuecas todas"

A ver se me lembro de cá vir no dia de aniversário da tua Beatriz (1 semana antes do aniversário da minha Beatriz)

carla disse...

Olá

Até que enfim , que encontrei alguém da minha opinião que a partir dos 12 meses tem 1 ano, agora não podemos dizer 0 anos, mas daqui a 11 dias já posso dizer 1 ano

Bjs

carla