domingo, março 12, 2006

Ó pázinho, emprestas-me esta cassete?

Quem cresceu nos anos 80 sabe o significa a frase "é pá, grava-me lá uma cassete com umas cenas à maneira, gravas?".

Era normalmente dirigida a quem tinha uma colecção apreciável de discos e, obviamente, que tivesse um leitor de cassetes.

Fazíamos cassetes para ouvir de manhã, outras para as alturas de relax, outras ainda para quando quisessemos impressionar as miúdas (estas claro, com slows e afins), etc.

Lembrei-me disto porque o meu querido Nuno (podia fazer-lhe aqui um link para o seu blog. podia, sim senhor. mas enquanto não retomares a escrita, meu menino, nada feito. hás-de ficar na obscuridade sem ninguém saber quem és. toma, toma!) é um gajo superior. um tipo à moda antiga e que tem a faculdade de, volta e meia, me presentear com uns cd's, gravados à la carte, aqui para o pitx.

Ele sabe que eu não gosto nem de metade das músicas que ele lá põe. Cenas alternativas e tal, coisas que não aparecem no top +, tão a ver? E eu já o avisei que é infrutífera a sua cruzada em actualizar o meu gosto musical. Mas o que é que se há-de fazer? Ele sabe que esta alma parva, parou musicalmente no dia 31 de Dezembro de 1989. Eu até adoro aquelas prendas. Confesso que sim, aquilo para mim é como uma fotografia dele que eu carrego no meu leitor de cd's. E não deixa de ser bonita esta cruzada que ele empreendeu em actualizar-me nestas coisas da música.

No entanto, ainda há milagres e esperança no mundo. Estou a dizer isto porque contrariamente ao esperado, afeiçoei-me tanto ao raio das colectâneas que o gajo me fez (afinal tinhas razão pá, mais tarde ou mais cedo acabaria por gostar destas coisas), que acabei por fazer uma outra, só com o meu "best of" dessas músicas.

E é por causa disso que eu tenho que dar a mão à palmatória e dizer que ando no carro com um cd com as seguintes músicas:

Sufjan Stevens - Chicago
Josh Rouse – It's the nighttime
Franz Ferdinand – Do you want to
Mercury Rev – First-time mother's joy
dEUS – Nothing really ends
Devendra Banhart - Heard somebody say
Grandaddy - Pull the curtains
Jay-Jay Johanson - Rush
LCD Soundsystem - Tribulations
Magnetophone - Let's start something smooth
Paul McCartney – Fine Line
Perry Blake - Freedom
Royksopp - Only this moment

Meu querido Nuno, tenho o meu aniversário à porta. Tens mais ou menos um mês para me fazeres mais umas compilações "Pipáterra".

Entendeste a mensagem ou tenho de te fazer um desenho?

3 comentários:

Nuno disse...

já não sabias o que fazer para me pôr aqui a comentar, não era, amigo?!? ;)

fica descansado que se não for pelos anos, é pelo Dia Mundial da Criança... ;P

Nuno disse...

ah, e já agora, diz-me lá se a mando para a morada habitual ou se arranjas uma folgazinha na tua agenda para ta dar pessoalmente...

Wellen disse...

lol :) encontrei o teu blog através do dear80s... ao que parece és mais um fã dos anos 80. aos poucos e poucos vamos sendo muitos ;)
quanto às cassetes... tens toda a razão ;) quantas se gravavam para os amigos, e quantas se pediam para eles gravarem! ;) aquilo era só hits :) mas o espírito ainda se mantém, mais contido é certo, mas frequentemente faço compilações em cd de boas músicas dos 80s, 90s, 00s... :)

e parabéns pela e para a tua filha ;) também tenho uma e bem sei como é bom :)

já agora, podes dar uma "bista" de olhos aqui nestes blogs. o primeiro é sobre música... muito alternativa :) o segundo... vê se adivinhas ;)
Wellenbereich Muzik Manifesto
80s - a melhor década