quinta-feira, janeiro 19, 2012

a fonte que eu mais gosto é a gill sans. mas se tivesse que escolher uma daquelas que vestimos «para ir à madrinha», então seria, de caras, uma da família windsor

o joão - onde é que andarás? terás face? -, recordo-me, é que era um grande entusiasta e connoisseur da coisa. não só nos contagiava, pois sabia  cenas de cor - e em ingalês. estrangeiro, lá está -, como também conseguia duma forma wikipedial explicar-nos que este era melhor que aquele e aquele, apesar de tudo não poderia ser melhor que o outro.

estamos no tempo dos clubes de video: o take the money and run havia no arco iris e foi o luís que mo requisitou por mim; o bananas havia no bairro, o abc acho que era o padrinho da joão xxi que tinha,  e o play it again sam (que nem é dele mas do herbert ross que fez o steel magnolias ou footloose - deu na tv e foi escalpelizado entre nós os quatro até ao tutano.

havia sempre forma de se comentar a pistola feita em sabão, a barba do bananas, ele na cama com a ovelha, e todo, mas todo sem excepção, o play it again sam. mas falávamos desses filmes assim como se comentaram, há uns anos, os sketches dos gato ou o «é mais bolos» e «a minha quinita» do crime da pensão estrelinha, há uns 20 anos.

não vale a pena falar dos outros 567 filmes que depois vieram. bom, o radio days ainda mexe muito comigo. não digo que foi um filme dos quatro lá atrás referidos, mas, seguramente, três deles, repetiram em conversa de café umas 5 ou 6 cenas do filme. dizia que não vale a pensa falar porque não se acrescenta muito. duns gostei, doutros nem sei se gostei e uma boa parte já não fui capaz de ver porque me perdi a ver, sei lá, filmes de perrada ou ciclos do tarkowski no quarteto (deves!). finalmente há o pormenor, chato, de ele ainda não saber - porque ainda ninguém o informou - que a johansson me incomoda por ser uma valente cona de sabão e isso inibe-me de ver sem desconforto ou irritação uns quantos ou mais filmes que até, vai na volta, são engraçados.

estava de volta da internet para escrever umas coisas que eu cá sei sobre os créditos - sim, eu escrevo posts sobre créditos - dos filmes do woody allen e descubro que afinal o post já está feito. vai daí decidi dizer estas bacoradas nos 3 ou 4 primeiros parágrafos para encher chóriços mas o que eu queria escrever resume-se a isto: cliquem aqui.




Sem comentários: