terça-feira, abril 01, 2008

concertos

para o alfredo que tem a suprema paciência de me ler.

ora então concertos que sempre quis ver e vi

u2 em alvalade (1993)

falo do primeiro, o de 1993, da zoo tv tour. um espectáculo memorável, por mim aguardado há uns dez anos, uma set list superiora. tudo o que o rodeou: os bilhetes só garantidos umas horas antes do início, o bacalhau que dei ao the edge, o bono que andou em cima dos meus ombros, um concerto muito, muito aguardado. eventualmente o meu melhor concerto de sempre.

talvez, quem sabe.

sei pelo menos que foi muito superior ao de 1997, que também assisti. confesso, ouvir o i will follow sem a pujança e o pedal do live at red rocks, desanima qualquer ouvidinho mais esquisitinho (o meu, claro).




stones em alvalade (1995)
também vi o de 1990 e foi muito bom. nesse, talvez eu ainda não estivesse, cem por cento, preparado para aquilo. mas, confesso, esperava outras músicas. foi o que se arranjou.

já em 1995 a coisa foi bem diferente. o espectáculo foi bem melhor, eles estavam muuuuito melhores - mesmo que já não tivesse o bill wyman - e tocaram músicas que eu nunca imaginei ouvir ao vivo: tumbling dice, o beast of burden, live with me e claro o gimme shelter. não assisti ao de coimbra, mas estive também no do ano passado, também em alvalade, concerto que achei francamente fraco. no entanto, o do porto, em 2006, teve a particularidade de me ter posto nos píncaros.

um show.

ou melhor, um show visto pelo lado de trás. ver aqui e aqui.



ringo starr na expo (1998)
não visitei um único pavilhão da expo. pois, eu sei, sou uma ave rara. mas felizmente vi uma mão cheia de concertos bestiais. este foi um deles. e podem perguntar «mas que raio faz um concerto do ringo aqui na lista do "mais mais"?». pois é que, juntamente com o barbudo baterista, vieram também: o jack bruce dos cream; o peter framptom; o simon kirke dos free e dos bad company; o gary brooker dos procol harum e o mark rivera que tocou com tudo o que é banda boa, foi corneteiro aqui com o ringo e, naquela tournée, funcionou como director musical.

ora isto é uma banda do caneco. como dizia o ringo, ser-se um ex-beatle tem destas coisas, podemos ter uma banda com os melhores músicos do mundo. não direi tanto, mas lá que ele sacou uma bond girl, isso sacou.

voltemos ao concerto. assim, por ter trazido aquela maralhada toda, além das previsíveis octopus's garden, yellow submarine ou with a little help..., pudemos ouvir, assim, de borla: o white room e o sunshine of your love dos cream; o conquistador, o whiskey train e o whiter shade of pale dos procol harum: o all right now dos free; o shooting star dos bad company e o show me the way, baby i love your way e o do you feel like we do do peter frampton, entre outras coisas que agora já não me lembro.

foi uma coisa para contar aos netos «meus queridos eu já vi, assim, à minha beira, o jack bruce fazer a introdução do sunshine of your love e o peter frampton dizer hello lisbon numa talk box»

e se eles não acreditarem, cago para a coisa.



pretenders no coliseu (1999)
ora bem, vamos lá esclarecer duas ou três coisas: eu tenho os discos todos dos pretenders; eu, ali para os lados dos anos 80 - e até 90 - tinha dado uns pirafos valentes na chrissie hynde; eu acho uma coisa superiora o primeiro disco dos pretenders; eu passo-me de morte com o kid; eu quase que me arrepio - estou a brincar, eu arrepio-me mesmo - com o brass in pocket; pertantes, não é de estranhar que este tivesse sido um dos concertos da vida! e foi! a melhor mulher do rock: magra, cabelo à cher, guitarra, magra, sem cu, porca e mal educada. um show.



miles davis no coliseu (1991)
ahhh porque há coisas que ao vivo fazem todo o sentido. em disco, confesso (ainda) não!



buddy guy no coliseu (1992)

conhecia dele umas coisas do disco de 1991, nada mais. sabia que era um "sinhuôr dos blús", o coliseu estava a um terço, o povo sem preparação nenhuma para aquilo, um vasqueiro do catano e, às tantas, ele começa a cantar baixinho, baixinho, pianinho... e o povo teve de acalmar e fazer silêncio para ouvir o cabrão do preto.

puta de concerto! aquilo não eram blues aquilo eram blusões! noite dos diabos.



bauhaus no atlântico (1998)
pronto, está tudo dito aqui.



depeche mode no atlântico (2006)
estive na dúvida entre este e o de 1993. ainda agora continuo com a mesma dúvida. se por um lado a tourneé de 1993 tinha a suportá-la um valente disco «songs of faith of devotion», a de 2006 já não tinha um disco tão bom. contudo, a set list de 1993 foi bastante mais fraca que a de 2006 que foi, convém dizer, muito boa. resta-me concluir que o de 1993 teve os fabulosos dada (tenho de fazer um post sobre estes gajos) e o de 2006 teve os bravery (blhec, gosp, cusp!).

pronto, escolhi este!



simone no coliseu (2005 - o de março)
eh pá, esta foi mesmo difícil. já a vi umas cinco vezes, que me recorde. é a brasileirinha que eu mais gosto - só podia, né? ora eu até acho que todos os concertos estiveram num grau supletivo. mas pronto, escolhi este porque ouvi uma coisa que nunca imaginei ouvir:
"só uma palavra me devora
aquela que meu coração não diz

só o que me cega o que me faz infeliz

é o brilho do olhar que não sofri."



acdc no estádio do restelo (1996)
ui, isto foi uma missa, pá. é que não teve um único segundo de calmaria. foi sempre, sempre a rasgar, logo ali desde o instante em que o angus chegou-se à ribalta e malhou teun te-néun té-néun, teneneneneneun back in black i hit the sack...

minto, a coisa começou uns instantes antes porque tivemos a sorte de ter tido o joe satriani a deixar-nos felizes com o surfing with the alien ou o always with me always with you.



duran duran no coliseu (2005)
vamos lá fingir que temos 13 anos e estamos em 1982, vamos?

e pronto, lá fingimos.

é que ninguém tirou os pés do chão. curiosamente em 1983 não gostávamos deles porque eram coisas de meninas. ou melhor, gostávamos mas não admitíamos.



george michael no cidade de coimbra (2007)
pronto, vamos lá, desta vez, fingir que estamos em 1984. eu nunca gostei dos wham, nem o meu género sexual me permitia gostar. eu gostei mais ou menos do faith, eu gostei muito do listen without prejudice, eu achei o older demolidor e ando ainda a aprender a ouvir melhor o patience. como disse a minha irmã «isto é uma loucura, é como estar numa discoteca gigante».
'cause you're beautiful.... flawless, absolutely flawless...



whitesnake no atlântico (2004)
eu não tinha idade nem o meu gosto musical estava para ali virado quando os whitesnake fizeram as primeiras incursões lá para o dramático de cascais - nem o meu pai me teria dado ordeca para isso. por isso até calhou bem eles terem cá vindo só neste ano. até porque assim, pude beber litros e litros de cerveja.
coverdale, um sinhuôr de caralho para cima!
i'm gonna take it to the limit of my love, before i turn and walk away...



trovante no campo pequeno (2006)

vi algumas vezes estes gajos. não sei quantas ao certo. perdi alguns concertos que não deveria ter perdido. por exemplo o de 87 no coliseu ou um outro, dois ou três anos depois, também lá nas portas de santo antão. mas recordo-me de também ter assistido a um muito bom na queima de coimbra de 89. se calhar até deveria ter escolhido precisamente esse. salvo erro foi com o jorge palma a anteceder a coisa e tudo. o do atlântico gostei pouco, um regresso daqueles merecia algo mais intimista e não um comício por timor que foi o que acabou também por suceder. este do campo pequeno calhou que nem ginjas. uma banda que me diz muito e que associo a uma dezena de coisas tão díspares como: jornal sete, coparia, dor de corno, avenida de roma (saída do metro ali do lado do luanda mas aquela a sul, quase em frente à farmácia), passagem de ano de 1988, etc...



johnnie Johnson no blues (1999)
na verdade já foi tudo dito aqui.



com estas voltas, andei ali com dúvidas e acabei por deixar para trás um do david byrne algures em 1997 ali em alcântara, o da gal costa em 1999, o do peter gabriel no rock in rio, o dos police que deveria ter sido noutro sítio (mas que foi bem bom, ok?), o do caetano em 1989 (já o vi mais um molho de vezes, mas esse foi muito à frente) o da bethânia na expo ou até o dos supertramp no atlântico. curiosamente ainda ontem estava a dar no rtp memória um concerto do rui veloso e pensei mesmo nisso, é daqueles que já vi umas vezes valentes mas há um lá para 1988 e outro lá para 1990 ou 1991 que foram muito, muito bons.

agora os 15 que quero ver e nunca vi. eh pá, isto é bem esquisito. deixa cá ver. posso pensar? não? bom, então escrito duma só penada, cá vai:
- eagles
- fleetwood mac
- black crows (já os vi, mas foi uma coisa tão ranhosa, tão ranhosa que eu dou-lhes o benefício da dúvida e abro-lhes os braços - e a carteira - outra vez)
- zz top (parece que vêm aí)
- james taylor
- joão gilberto (mesmo com o mau feitio)
- led zeppelin (há que acreditar)
- manic street preachers
- carole king
- cult
- van halen
- steve miller (se ele se dispusesse a tocar só as coisas do living in the 20th century)
- carly simon
- talk talk (há que acreditar)
- marillion a meias com o fish e o hogarth (e porque não acreditar, porra?)


pronto, está feito. e claro, não passo isto a ninguém. quem quiser pegar no teu desafio, é pá, sintam-se em casa!

3 comentários:

tcl disse...

tu fazes isto assim sem cábula? sabes isto tudo de cor? o ano dos concertos, as set lists? memória do caneco... eu sei que vi os supertramp, os stones, a maria joão e o mário laginha, o laginha com o sassetti e o burmester, a didi bridgewater (blhec), o chico, o caetano, o milton, o joão gilberto, a maria bethânia, o ney, a gal, o hemeto pascoal, os madredeus, a cesária évora e sei lá que mais, mas não me perguntem quando, nem o que cantaram, vale?

Alf disse...

E vê lá tu que tive a paciência de ler o post do princípio a fim! Há coisas do caraças, não há?

ZZ Top e Cult é já a seguir aqui na santa terrinha.

Anónimo disse...

Cheira-me que a data dos Trovante está errada... 2006? O ultimo encontro deles foi em 1998 ou 99.

Estavas em cima do palco da ZOO TV Tour?!

Um abraço