quinta-feira, abril 24, 2008

os malucos vão à guerra

pus-me a pensar se terá sido em 1975 mas julgo que não. 1975 parece-me cedo demais. eu arriscaria mais um dos dias do biénio seguinte. sim, ou foi em 1976 ou foi em 1977. sim, a primeira vez que eu fui ao cinema foi por aí.

o local esse é fácil de indicar, falamos do defunto cinema avis, que se localizava na duque de ávila, onde está erigido agora um prédio do troufa real.

o filme esse também é dito de caras: os malucos vão à guerra.

nesse dia, éramos muitos. os meus pais, a minha irmã, provavelmente a minha avó trindade e, julgo, estava também uma pessoa amiga. eu? eu sentei-me junto à coxia central. durante anos esse foi o meu único lugar viável caso quisesse ver alguma coisa. fui minorca a maior parte da minha vida e no que respeita a cinema, meus amigos, a falta daquele bocadinho (bocadão) assim, obrigou-me a desviar para as coxias desta vida.

nessa época o cinema francês, pelo menos as comédias, estavam na moda. lembram-se com certeza das coisas do louis de funès, não lembram? e juntamente com esses filmes, houve também uns dois ou três de um grupo de comediantes franceses, denominados em portugal como "malucos". assim, que me lembre, houve os "malucos vão à guerra" e "os malucos no supermercado".

infelizmente as aventuras desses malandros no supermercado nunca vi, facto que mereceu elevados níveis de inveja perante um par de primos que viviam numa ex-colónia francesa e papavam essas coisas todas.

bom, mas a minha estreia foi mesmo com "os malucos vão à guerra", pronto.

o facto de termos uns excelentes tradutores e atribuidores de títulos de filmes em português, fez com que eu andasse uma vida inteira - vá, pronto, desde que há internet - a procurar por "os malucos vão..." ou coisa assim, para tentar ver se descobria mais alguma coisa sobre estes filmes. e finalmente encontrei.

os malucos, afinal, são (ou eram, pronto) um bando de comediantes franceses que se chamam les charlots. este tal "os malucos vão à guerra", não é nada mais que "les bidasses s'en vont en guerre".

"os malucos no supermercado" chama-se "le grand bazar".

pronto, com este nome assim na mão, foi fácil de descobrir coisas deles no tubo. deste filme recordo ainda, com clareza três cenas. não que me recordasse delas no filme. não, muito pior que isso: porque me lembro de estar, no recreio da escola, a comentar com quem tinha e quem não tinha visto o filme, sobre precisamente essas cenas.

recordo-me duma cena em que eles estão a caminhar com umas mochilas enormes, aí com uns 4 metros de altura, recordo-me duma cena cheia de merda de vaca e, claro, recordava-me sem dúvida desta que apresento aqui.

tenho saudades de gostar destes filmes. assim, simples, sem precisar de tradução para me rir.


4 comentários:

Anónimo disse...

Sim senhora! O que eu achei por aqui..!
Eram uns senhores sem duvida, filmes que marcaram a geração.. So é pena serem tao pouco conhecidos por aqui.
Eu tive a sorte de os ter visto todos :D
E aproveitei para os divulgar, e n há melhor forma para isso que o youtube - fui eu que fiz upload do video q aí está e de todos os outros ;)

Forte abraço

Velhas disse...

Havia também os quatro malucos mosqueteiros, do mesmo grupo de comediantes.
uma forma hilariante de contar a história do D'Artagnan e os quatro mosqueteiros.

Nuno Moreira da Silva disse...

Hoje vinha no carro a contar ao meu lho sobre quando fui ao cinema na parede ver isto. Ele incentivou-me a procurar na net(tem 7 anos). Foi uma super tarde aqui a rir. obrigado pela colectânea.

Anónimo disse...

Também havia Os malucos no circo