terça-feira, abril 22, 2008

nem sei como é que há gajas que gostam de compras

ter tido uma mãe costureira (ainda no activo) e um pai alfaiate permite-me admitir que por defeito familiar - e não profissional - odeio comprar roupa.

eu explico:
o meu sonho era ter, sei lá, menos dois centímetros de barriga e mais quatro de altura. porque eu tenho a impressão que deve ser essa a bitola que as lojas de pronto-a-vestir têm quando decidem fazer roupa:
- meu amigo, tem esta camisa mas num número um pouco mais pequeno na altura mas mais largo nos ombros?
- temos s, m, l e xl. ora esse é o l então tem de ser o m.
- mas com o m, fica bem na altura mas depois não me mexo se rodo o tronco.
- humm, então tem de levar o l.
- mas com o l, fico com o tronco assim a nadar lá dentro da camisa....
- ahh, mas com o xl era bem pior.
- e com o s, presumo, ainda mais, não?
- não o consigo ajudar...
- eu sei.

noutra loja:
- olhe tem estas calças, não em 32/34 mas em 32/30?
- hummm, não. só tenho mesmo 32/34.
- e vai ter?
- não, agora só recebemos calças com 34 de altura. mas posso lhe subir a bainha e fica bom.
- bem, bom não fica. se as calças são mais compridas, então como pode reparar, do joelho para baixo isto não é tudo da mesma largura. se vai subir-me a bainha, ficam mais largas do que se fossem mais curtas... pronto, esqueça!

ou seja, já não basta uma pessoa ter de andar a experimentar roupa - tira sapato, tira o outro, tira calças (olhe de soslaio para o espelho e vê aquela figurinha de cuecas e meias) torna a vestir calças, torna a calçar - vê-se confrontado com o dilema de escolher entre a calça que é mais curta mas que lhe atrofia os tomates de tão apertada que é, ou a que é mais comprida mas que nos dá um ar de dread dos sequeites.

só se safam as meias e as cuecas que é tudo corrido com modelos iguais há já uns anos valentes - até decidirem acabar com estes modelos. aliás o final dos modelos também é algo que me atormenta:
- tem umas bermudas que havia há uns meses, assim, azuis, curtinhas e tal, com uns bolsos de chapa..
- ah, isso era duma outra colecção. agora só temos da nova.
- e na nova têm alguma coisa assim parecida?
- não.
- e consigo alguma coisa da colecção antiga?
- também não.

voltemos às camisas. um dos problemas dos pronto-a-vestir não é só a escassez de tamanhos, é também a escassez de modelos simples. não há uma única casa dessas mais democráticas - subentenda-se: zara, pull, spring e massimo - que tenha coisas, já não digo clássicas, mas simples, gaita:
- quero uma camisa, branca, com golas de botões e um bolso. uma coisa simples.
- não temos. temos são estas, assim neste azul, em lilás, riscas...
- e brancas?
- não temos.
- sabe onde encontrar?
- assim, simples, nem sei se consegue encontrar.
- compreendo.

por isso, eu não odeio o meu corpo - deixá-lo lá estar com as banhas e as placas e os parafusos que tem - eu também não odeio as lojas de roupa, também não odeio fazer compras. eu odeio é não ter dinheiro para mandar fazer roupa por medida. no dia em que me sair o euro, é certinho: passo a fazer compras de guloseimas na loja gourmet do el corte inglés e as camisas e calças passa a ser tudo corrido com confecção de alfaiate.

ai que irritação!

2 comentários:

Gonçalves disse...

Camisa branca? Para disfarçar a barriga cai melhor uma preta;-)

sofia disse...

camisa branca????