quarta-feira, março 28, 2007

uest uingue







terminei finalmente o west wing.
nunca terminei o thirtysomething.

no entanto, a pergunta que se impõe é: aguentámos-nos à bronca, ali, durões ou chorámos desalmadamente quando o gary e o leo morreram?




vamos pôr de parte as coisas que víamos quando éramos meninos. vamos pôr de parte a água viva e a top model. vamos pôr de parte as séries mais pequenas, com 10 ou 20 episódios. vamos pôr de parte isto tudo e vamos-nos focar nestas duas séries. qual destas séries eu
afinal mais gosto?

eu vi o thirty quando tinha uns bons 24/25 anos e naquela altura não concebia existir série melhor que aquela. andava na faculdade, chegava a casa, comia a correr e ia para a sala ver aquilo. e adorava. adorava a série mas detestava de morrer uns quantos personagens. sempre odiei o michae e a hope e por serem dois dos principais aquilo atrapalhava-me o raio da visão da coisa. por outro lado, adorava o elliot e a nancy e a relação de ambos com os filhos; a melissa era um doce e só apetecia dar beijinhos; a ellyn era um tesão dos diabos e só apetecia runfar a gaja e o gary, perdão, o professor gary era ó máiór. aliás, é o máiór. depois, no dia seguinte ia para as aulas discutir e contar mexericos com a minha colega zézinha.

o west wing andei a vê-lo ao longo dos últimos 6 ou 7 anos até que, cansado das alterações dos horários da emissão e das tampas que a tvi me dava, decidi comprar aquilo tudo, temporada a temporada, assim, direitinho, sem piratarias nem nada. simplesmente porque já vi algumas temporadas uma quatro vezes e não me canso de as ver. valia a pena, pois, o investimento.

eu não conheço série tão bem filmada como aquela. eu não conheço série com diálogos tão bons como aqueles. eu não conheço série com um naipe de actores tão bons como aqueles. desculpem, mas eu não conheço.

mas fazendo um "supônhamos" que houvesse outra série assim, há uma coisa que a torna ímpar e que me deixa de rastos: nenhuma série apresenta relações homem-mulher duma forma tão singular como esta. eu nunca vi mulheres como as do west wing. aquilo é suposto ser um ambiente de alta política, é suposto ser um ambiente livre de paixões, livre de contactos físicos. e no entanto aqueles cabrões conseguíram criar as situações mais, eu não sei que palavra hei-de utilizar

eu sabia que não era capaz de escrever o meu post sobre o west wing

mas pronto, aquilo era demais. homens que não tinham jeito nenhum para mulheres e que de repente se viam enleados em paixões, aparentemente, impossíveis, aparentemente sem capacidade de as concretizar. com aqueles olhares, aqueles silêncios, aqueles gestos...

e por isso eu nunca vi série alguma mostrar relações como as da cj (já falei aqui que a allison janney tem um charme que trata deus por tu, não já?) com o danny; ou o josh com a amy (a cena dos pezinhos é um must), depois com a joey, com a mandy e depois ainda com a donna; ou o sam com a lisa (que tb entra no dr house) ou mesmo com a mallory.

juro, nunca vi. e este é o elemento preponderante da decisão. esta é a melhor série de sempre por causa das mulheres. nunca vi mulheres assim: lindas, charmosérrimas, fortes e classudas.

é assim a vida. venham mais novelas.




quanto à pergunta: chorei quando morreram ambos.

1 comentário:

Di Napoli disse...

Só posso falar do Gary. Também chorei.

:)

Abraço, irmão!