quarta-feira, março 07, 2007

bolinha baixa, ó zé

não dou para o peditório das vitórias morais e dos "ses". perdemos porque eles marcaram mais um golo que nós. é simples. vem nos livros.

mas

(lá está, se não houvesse este "mas" não haveria matéria para se fazer este post)

há uma cena que me encheu as medidas: estava o quaresma a ser mais uma vez picado pelo banco do celse quando às tantas, farto daquela coisa, vira-se para o mourinho, puxa a sua camisola para a frente, aponta com o queixo para o emblema do dragão e faz um gesto como quem diz: ó zé, não te excites pá, tem lá calma, o porto somos nós, não são esta cambada de bifes, man!

e eu sei que o mourinho se está cagando para essa cena, e eu sei que aquilo não valeu de nada, e eu sei que o cigas é tão portista quanto eu sou do cucujães, e eu sei que um cheque bem abonado tiram o gajo do clube já amanhã se fosse possivel

mas

ainda assim

aquela cena soube-me a pato.

maravilha!

(e lembrei-me logo dum jogo entre o meu vitória e o futebol benfica no campo francisco lázaro - não consigo chamar àquilo um estádio - em 1986. o vitória já tinha praticamente assegurada a subida de divisão - na semana seguinte recebia o algés e a festa seria em casa (ó zé, estou a contar bem a história?) - e foi lá jogar completamente descontraído. às tantas a bola sai fora e eu agarro-a, não me lembrando que estava infiltrado junto dos sócios do fofó. houve logo ali um reboliço - nada de especial - porque eu não devolvi logo logo a bola. e depois duns "ó caralho, ó chavalo, dá aí a bola. esta gentinha da picheleira, paneleiros de merda", o paulo reis e o freitas (que era bófia) viram-se para a bancada e mandam a boca que sentenciou a coisa: o vitória não são vocês, somos nós. entendidos?)

orgulho, porra!

4 comentários:

Anónimo disse...

Percebo-te, amigo. E a história está bem contada, sim senhor.

Agora outra adenda - que a ti não te fará o sentido que a mim me faz, mas a tua alma vai-te levar ao ponto que interessa.

Jogava o Vitória no campo do Real de Massamá. O Real ia em primeiro (subiu nesse ano) e o Vitória andava na luta para se manter (e manteve-se).

Quem ia ao campo do Real, era despachado à cabazada. Mas o Vitória (que naquele domingo levou metade da Picheleira para ver o jogo) aos 20 minutos já tinha feito dois golos. Como a proporção no campo era de três vitorianos para um realista (ou realense ou massamense - só Deus é que sabe), em cada golo ouvia-se um troar de arrepio (sabes como é, irmão? equivalente aos campos ingleses?). Os outros estavam calados e não se apercebiam que raio de tempestade os estava a varrer.

Até ao intervalo, até podia ter aparecido o terceiro e o quarto, mas como qualquer equipa de qualquer clube de coração grande, às vezes mais valia um extremo dar duas cuecas num beque do que isolar-se para a baliza. Já podes imaginar a festarola ao intervalo. Mesmo não sendo tão boas como as do campo do Agualva, as bifanas eram menos do que a vontade de as comer.

Contudo, quem andou pelos campos do Distrital percebe o que vou dizer, às vezes o intervalo é a parte mais importante de um jogo.

E quando a segunda parte começou, os 14 jogadores do Real começaram também a jogar. Um deles caiu sozinho na grande área e deu penalty. No mesmo lance, foi um dos nossos para a rua.

Quando se estava a dez minutos do fim, o Vitória jogava com 8 e o guarda-redes do Real já andava sempre a meio do seu meio-campo.

A dois minutos do fim, eles empatam com um canto em que o quíper dos nossos entrou pela baliza adentro. Refilou, foi para a rua e deixou a equipa com sete.

As substituições já tinham saído e foi o ponta-de-lança para a baliza . E os da casa, continuavam imparáveis, empurrados por um vento de negro.

É depois que na sequência de um triplo off-side (não havia cá foras-de-jogo de posição), alguém se isola com a bola e é atirado ao chão pelo inepto guarda-redes. Penalty. Mas, golpe de teatro, a bola vai ao poste e na recarga o guardião fica com ela encaixada.

Levanta-se, chuta com força para fora do campo (do campo mesmo, não das quatro linhas) e grita para o árbitro. Mas grita mesmo, com espuma aos cantos da boca: "Nós é que somos o Benfica, caralho. Nós é que somos os campeões, foda-se. Nem com o dobro dos jogadores (n.d.r.: já disse que eram 14 contra 7, certo?) dão à volta à Picheleira.

Quando o árbitro deu o último apito, vi algo que nunca tinha visto nos Distritais. Sete jogadores de mãos dadas aproximaram-se da malta da Picheleira (juro que alguns choravam de raiva) e para aí duas centenas gritavam "Vitória, Vitória, Vitória...".

Foda-se, Pedro, até me vieram as lágrimas, caralho. Aquilo não era um clube. Naquela altura, naquele dia, aquilo era um cabrão dum estado de alma.

Anónimo disse...

Irmão,
Devo dizer duas coisas.
Primeira:apesar de não terem feito mais nenhum remate à baliza além do do golo, puseram os bifes em sentido. A primeira parte foi do melhor que tenho visto recentemente. E aquele gesto do Quaresma não passou despercebido - fiquei com um sorriso nestes lábios leoninos...
Segunda: o texto acima está um espectáculo!! Inspiradíssimo! E muitíssimo bem escrito! (Presumo q por um teu amigo de infância, não?)
Acho q este post honra como poucos estas "folhas" que aqui lemos!
Aquele abraço!

Gonçalves disse...

Saudades daquelas tardes de domingo a ir atrás do nosso vcl. O gosto do sal das pevides, das sandes e do sumol que o caro colega de banco descreve na perfeição. Ó diniz, o gesto do quaresma é nobre apesar de vir de um sapo.

Anónimo disse...

O Quaresma é melhor do que isso