domingo, março 25, 2007

da bola

- a última vez que tinha visto um jogo da selecção tinha sido na luz, desta vez em alvalade verifiquei que havia menos gajas boas. será do local?

- o episódio do guarda-redes belga foi ridículo. não me refiro ao que ele disse. o que ele disse foram peanuts (alguém realmente ouviu as declarações?). mas se realmente disse alguma coisa assim de tão transcendente, então foi igual ao que disseram e dizem todos os treinadores nas prelecções antes dos encontros se iniciarem: "ponham o pé. se não der na bola, dá no jogador. mas travem a coisa.". lembraram-se então de fazer isto uma coisa do outro mundo. tolices. obviamente, o parvos dos jornalistas foram de língua a salivar para o aeroporto à espera que dali saíssem mais coisas bonitas dos belgas. levaram um par de sopapos - uma palavra tão bonita que até se pode ler da frente para trás e de trás para a frente. se tiverem sido jornalistas do record, julgo que as lostras que apanharam deveriam ter sido um pouco mais fortes. criaram ambiente para se odiarem os belgas. viva o fair-play português!

- o scolari quis também criar um hype com os registos dos últimos encontros entre estas duas selecções. mais uma vez foi ridículo. se saíssemos derrotados, a culpa era da estatística - ele já tinha avisado - , se vencêssemos, o mérito era nosso. fiquei então com a certeza que lá no brasil não passaram na tv, jogos da selecção belga dos anos 70 e 80, durante o tal período em que eles nos venceram. eu fiquei com a certeza que ele ainda não tinha reparado que agora ,estes belgas, são da segunda divisão europeia. mas como tem vindo a fazer uma campanha para o euro 2008, vá, digamos, sofrível, vir à baila com a estatística dá sempre jeito para acautelar as coisas.

- às vezes tenho pouca paciência para o ronaldo. já tem idade para perceber que não há necessidade de se fazerem 10 simulações quando na realidade são precisas apenas 3. chega a ser ridículo andar a imitar os cavalinhos de alter do chão, quando ele vai com a bola e o adversário ainda está a 3 metros dele. o ronaldo abusa daquilo que eu chamo, o problema dos "trabalhos feitos em computador". quando nos pediam trabalhos na escola, aqueles feitos em computador brlhavam sempre mais. se o conteúdo era bom, isso agora não importava. o ronaldo tem computador para dar e vender. e pode fazer melhor. mas enquanto andar a fazer cavalinhos sobre a bola, enquanto andar a mostrar as habilidades todas e, 70% delas serem inconsequentes é uma coisa que me chateia à brava. por outro lado, desde que for marcando e ganhando por portugal, fico descansado. se o fizer por outro clube qualquer, estou-me pouco ralando.

- ainda do ronaldo. um gajo que festeja os golos sozinho, a içar o arcaboiço para as meninas, não merece o meu respeito. ao menos que corra em direcção ao público ou que vá dar um abraço aos colegas. alguém se lembra de ver o maradona a fazer o mesmo?

- o record, mais uma vez, deu nota 5 ao ronaldo. acho aquilo, além de disparatado, uma ofensa ao moutinho, o melhor jogador que pisou o relvado de alvalade.

- o golo do quaresma foi mais uma confirmação daquilo que todo o povo português achou no verão passado: tinha tido piada, ver os alemãe levarem umas rabetas dele.

- relembro aqui mais um momento do fairplay português: os assobios durante o hino belga, fizeram-me recordar as atitudes dos super-dragões durante o minuto ao bento. como é contra os belgas, e foi meio povo que assobiou, tudo bem.

- o nuno gomes foi, juntamente com o guarda-redes belga o injustiçado da noite: passaram o tempo a ouvir bocas e assobios. eu quero aqui dizer o seguinte: o nuno gomes, recebe o primeiro passe em condições aos 46 minutos; aos 47 tem finalmente o único momento em que devia ouvir assobios, um falhanço dos valentes; logo a seguir marca o primeiro golo da noite. ou seja o ronaldo e o quaresma podem andar em cavalinhos e trivelas perdendo constantemente a bola que o povo perdoa, o nuno gomes à terceira vez que tem nos pés uma bola em condições marca um golo. eu tive de me recordar das coisas que o desmond morris escreveu para voltar a compreender o povo da bola: não há dinheiro, não há palhaços. mas havendo palhaços, o povo continuará a entregar o dinheiro.

- apesar dos 4 golos, o guarda-redes da bélgica defendeu 7 remates. alguns bem complicados. a bélgica não fez um remate em condições. o ricardo levou 4 pontos e o belga levou 3 pontos. avaliações feitas mais uma vez pelo record. que belo jornal.

- apesar de tudo, o momento da noite vai para o espectador português que cantava junto à roulotte onde aviei dois couratos e uma bjeca: (em ritmo de old macdonald had a farm) ó bélgica faz-m'um bobó, iá-iá-ô....

nota: eu não sou dos que estão contra esta selecção. era o que mais faltava. chateia-me é ver as coisas com talas nos olhos. isso, confesso, chateia-me. por isso, ninguém mais do que eu ficou contente com os quatro golos e com estes três pontos. repito, mais ninguém. quanto muito ficaram tanto quanto eu. agora, não me obriguem é a ir pelo caminho dos carneirinhos. não esperem que eu veja coisas que não gosto e bata palmas. isso não.

3 comentários:

just me disse...

Óbviamente que como gaja que sou, não posso concordar contigo na questão dos festejos do Cristiano. Até te digo mais, acho uma pena que não deixem o piqueno tirar a camiseta e fazer o gostinho ao olho aqui do gajedo!
De resto está tudo bem. O golo do Quaresma foi realmente arte!

BlueAngel aka LN disse...

O golo do Quaresma: excelente, sim senhor! A cena dos assobios durante o Hino Belga foi muito má, foi péssima. Fez-nos ser como eles ou pior que eles. Lá diz o povo e com razão: "Junta-te aos bons serás como eles, junta-te aos maus serás pior que eles".

Anónimo disse...

A história das gajas boas não é do local, irmão... :) Deves ter tido azar. Só isso.

E amanhã, o Scolari vai inventar, pondo o Sabrosa a jogar. Ou seja, vai "alterar a disposição das pedras no tabuleiro" (futebolês, agora). Vamos ver...

Aquele abraço!