segunda-feira, março 05, 2007

m(anilhas)

não gosto de desarrumação. nada, mesmo. mas também me tira do sério, mexe um bocado comigo, as casas todas arrumadinhas. também não gosto do meio termo. o que eu gosto e que acho que não consigo descrever muito bem, é daquelas casas que parecem desarrumadas mas não, estão é desorganizadamente em ordem.

tenho duas ou três casas favoritas nesse campo da (des)organização. e nem são muito parecidas umas com as outras. o denominador comum entre elas é, digamos, uma certa patine. uma patine de uso. a cozinha vê-se que tem uso, a sala vê-se que tem uso, os livros vê-se que têm uso. as coisas não parecem arquivadas. quanto muito estão, vá lá, postas naquele sítio, ali

eu não gosto de casas com as coisas arquivadas. gosto das casas com as coisas à mão. os livros à mão, os tachos à mão, os talheres à mão, a roupa à mão. ali, tudo à mão de semear. essas duas ou três casas que eu gosto têm as coisas à mão. em minha casa tento(amos) fazer isso mas nem sempre conseguimos. ou porque simplesmente não é tecnicamente possivel - tentem ter bibelots, velinhas e mariconeras em cima dos móveis com uma criança em casa e depois conversamos - ou porque os gostos não se conciliam. é a vida.

por falar em desarrumação ou arrumação há uma coisa que eu sei que certas casas tinham (e têm) e do qual tenho saudades: um local para onde era colocado o, digamos, refugo. a casa dos meus pais tinha vários compartimentos (ui, imenso), a casa do meu vizinho de baixo tinha pelo menos, uma gaveta - onde havia piões, iô-iôs, guelas, abafadores, alicate, martelo, um ou outro carrinho matchbox - , o nuno saraiva tinha o "sótão" da taberna com coisas dessas, etc.. sempre adorei esses "compartimentos".

lembrei-me disso porque noutro dia precisei de anilhas para as dobradiças duma porta e fui pedi-las ao meu vizinho do andar de baixo. imaginem, anilhas para dobradiças de portas. e ele tinha. hoje, vou precisar de mais três. por vergonha, vou à casa de ferragens comprá-las. mas tenho a certeza que se fosse em casa do meu pai, ele tinha isso de certeza absoluta. e também por vergonha, não lhe vou contar que fui comprar isto.

será que um dia vou ter uma casa com anilhas para dobradiças suplentes? pelo sim, pelo não, em vez de três, comprarei dez.

toma!!

2 comentários:

Rita Quintela disse...

(Adorei o post)
AH! E a minha casa tem "refugo" e anilhas para dobradiças de portas!!!

Anónimo disse...

e devolveste as do vizinho? :D

temos um quarto inteirinho "refugado" :).
uma parte dele com ferramenta (tralha de homem, uma semi-oficina mesmo) variada porque o Zuzo acha que se estivesse na garagem não "estava à mão" :DDD

odeio casas ultra arrumadas. morei grande parte da minha vida numa e a sensação que se tinha (tem) é de que não mora lá ninguém de tão arrumada que está.