quarta-feira, junho 13, 2007

the motels

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

a coisa aconteceu há uns 25 anos. aí por 82 ou 83. era um sábado. de manhã, lá no rainha andávamos pelo 8º ano e nesse dia calhava no horário duas horas de educação visual. nesse dia a professora não apareceu. então, eu, o pedro quadros e o rui fernandes decidimos ir fazer uma coisa arrojadíssima: ir andar nas escadas rolantes da estação do parque. as escadas rolantes com mais degraus da cidade de lisboa, que espectáculo.

ok, não comecem já a gozar, vamos lá contextualizar a coisa: não havia internet, não havia psp's, não havia computadores, não sabíamos ainda que as miúdas do 7º ano queriam dar-nos linguados e que as maminhas - mamas valentes num dos casos - delas já serviam para serem apalpadas, inclusivamente por debaixo do soutien - principalmente a tal que já tinha mamas valentes.

e lá fomos os três. nunca lá tinha estado. ihhhh tão graaaandes - ainda são. uma volta, duas voltas, três voltas... maravilha! às tantas, reparámos que o espaço entre as escadas rolantes e a parede estava revestido por umas placas de acrílico, criando um escorrega que permitia mandar por ali abaixo os nosso sacos com os blocos a3 de papel cavalinho.

viuuummmmmmmm! quando aquilo chegava ao final das escadas, antes de aterrar no chão, voava uns bons 10 metros. joinha!

e se em vez de irem os sacos com os cadernos, as réguas, etc, fôssemos nós a andar naquele escorrega? bute, bora lá tentar?

nem uma volta chegámos a dar. o canina preparava-se para iniciar a descida e é interceptado por um funcionário do metropolitano. não reparando quem lhe estava a segurar o braço, desata a refilar:
- ó jaime, deslarga-me, ó caralho, deslarga-me!...
- deslargo, deslargo? eu te digo. vamos já ali ao meu gabinete.

eu e o rui ríamos mas logo amochámos porque o senhor avisou logo:
- e vocês, bicuáiate, porque também vêm comigo. vá, os três aqui à minha frente.

lá fomos até à sala do chefe que tomou nota das nossas identificações, dos nossos passes sociais e que nos ameaçou que em breve, em nossas casas, iriam aparecer umas facturas para pagamento dumas latas de tinta que serviriam para pintar os riscos que ficaram nos tais escorregas improvisados. e orçamentou logo a desgraça:
- isto deve dar uns 7 contos a cada um!
coisa que agora, com a inflação devidamente aplicada, deve significar aí uns 100 contos. ou mais.

ficámos todos borrados.

para desanuviar fomos até à outra ponta da cidade desanuviar. saímos no areeiro e acabámos a manhã na discoteca dos alfas triplex a ver discos.

um dia faço um post sobre as discotecas e as livrarias da minha vida.

recordo-me que nessa altura essa discoteca tinha na entrada, mesmo em frente, um invejado poster publicitando o the party's over. às tantas o pedro quadros, o meu querido canina, tropeça no all four one dos the motels e começa a cantar:
- take the l out of lover and it's over.... e ao mesmo tempo vira-se para mim e explica a coisa. tira a letra éle da palavra lover e fica over.

eu, que era - e sou - um asno em línguas fiquei assim: ahhhhhhhhhh.......!

e pedimos ao maduro que estava lá na loja para pôr um bocadinho da música. ahhhhhh, afinal até conhecia a coisa. fantástico. nunca tinha pensado nisto. tiramos o éle de lover e fica over. que giro.

que parvo!

bom, os anos passaram e algures no final dos anos 90 comecei na senda de tentar resgatar em cd

ainda não havia mp3 a torto e a direito, meninos

todas as remoas músicas que ficaram lá pelo início dos anos oitenta. os the buggles que falei aqui há atrasado consegui-os nessa altura.

após muito procurar, após muitas perguntas
- tem alguma coisa dos the motels?
- desculpe, dos quê?....
houve um dia que na discoteca do oeiras parque - e que agora não me lembro o nome. era uma que também tinha loja no palmeiras, porra - um gajo me respondeu:
- hummm, acho que tenho ali uma colectânea, serve?
- ó catano, então não serve?

que maravilha! banda do camandro.

já disse que adoro as bandas new wave desta altura? os pretenders, os jam, os police, claro, tantas...

voz do caraças: martha davis. uma maravilha. singles fantásticos: danger, celia, shame, suddenly last summer, o tal take the l, cries and whispers, total control.... sonoridades como não voltaram a haver jamais.

não consigo um clip do take the l, mas pronto, deixo aqui o only the lonely que se calhar até é mais conhecido. meus amigos isto não é para todos. isto são eighties do melhor.

um must


3 comentários:

Anónimo disse...

Ó meu amigo, mas que rico verbete! Toma lá o L de volta.
:)

Anónimo disse...

Mas olha que deves ter cuidado com os palavrões, senão para a próxima não comento.
[Dedinho em riste como o dr. Salazar.]
Cumpts.

Anónimo disse...

Epah, adoro os teus post onde relatas os teus bons "velhos" tempos....

Lembro-me sempre dos meus, apesar que não tenho a "estaleca" para a escrita como tu.

Cumps