domingo, junho 17, 2007

faltam 9 dias

o meu primeiro concerto dos stones foi, obviamente, em 1990. antes desse concerto tentei beber tudo e mais alguma coisa sobre os concertos dos stones das outras pessoas. sim, para nós é mais ou menos como ir a uma qualquer celebração religiosa.

no dia sete de setembro de 1973, no wembley arena - ainda denominado wembley empire pool - os rolling stones davam finalmente um concerto em londres. estiveram arredados dos grandes - e julgo, também, pequenos - concertos na sua capital londrina.

algures em 1990, antes do "meu" concerto, conheci um rapaz chamado rui - pronto, digamos, um homem. como eu costumo dizer um gajo do 12º ano* - que esteve presente nesse mesmo concerto. eu recordo-me de o ouvir, fascinadíssimo, no final de jantar numa casa de praia, vestido com um fato de banho ranhosíssimo e uma t-shirt que tinha um enorme buraco na ilharga, a contar coisas desse concerto. ele na altura vivia em londres e recordava-se também que no verão de 1970 tinha conhecido um amigo no algarve cujo primo afastado tinha estado em woodstock. relembra ele que esse amigo passou a ter um enorme "valor de mercado" - todos queriam obviamente ser amigos do rapaz, apenas porque um primo afastado tinha visto o hendrix a tocar o star spangled banner nos arredores de nova iorque.

eu naquela noite estava ali babadíssimo e atónito e a ouvir aquelas histórias. sim porque para mim, poder assistir aos rolling stones era uma coisa impensável. reparem o seguinte, os stones com esta digressão, será a quinta vez que vêem a portugal. aquando da primeira vez, em 1990, já os stones tinham mais de 25 anos de carreira. os mettalica, por exemplo, já tocaram em portugal, se a memória não me atraiçoa, mais de 10 vezes. a rapaziada mais nova não tem noção do que é esperar anos e anos pelo concerto das "suas" bandas. vejam assim: há alguma banda que tenha surgido nestes últimos, vá lá, dez, quinze anos, ou melhor, pronto, desde o dia 11 de setembro de 1991, data do lançamento do nevermind, que ainda não tenha vindo a portugal? eu sinceramente, acho que não. lucky you, pessoal.

adiante, estava o rui a contar que nessa noite, assistiu a toda uma encenação que rodeou o regresso dos stones a londres. sim estou a falar do tal concerto de 1973. nessa noite, contava ele, momentos antes do concerto, andava pelas bancadas um gajo vestido unicamente com um kilt e que volta e meia se virava para o público, levantava a vestimenta e mostrava o seu "meio-quilo". ora, a polícia, indignada, andava a subir e a descer degraus perseguindo o senhor. o público estava ao rubro com aquilo e participava escondendo-o das autoridades policiais. portanto, a polícia procurava num sítio e nessa mesma altura lá surgia o gajo, do outro lado das bancadas a mostrar novamente o seu margalho para o resto do pessoal. e lá ia a polícia novamente atrás do tipo. hilariante.

contou também que o pessoal estava doido de morrer com esse concerto, alguns deles, digamos, bastante "excitados". ele
lembra-se de ver uma gaja, munida por uns potentes binóculos para localizar e melhor visualizar o abanar de ancas do jagger e que, contava o rui: "com uma mão segurava os binóculos e com a outra, digamos, não estava propriamente a dizer adeus."

estavam alguns adultos na sala, estavam também uns adolescentes e há uma pessoa, que não compreendendo a piada, pergunta:
- ó pá, então o gajo estava a fazer o quê? ó pá, contem-me lá, contem!!!!**


* para mim, os grandes, as pessoas que eu queria ser quando fosse crescido, eram os do 12º. quando entrei para o rainha, alguns dos meus heróis eram os gajos e as gajas que andavam no 12º ano. quer fosse o rodrigo leão - que estranhamente tinha uma calma e uma paciência incrível para a criançada lá do 7º ano - quer fosse o jorge p. que pôs a minha amiga nucha louca por ele porque o rapaz usava botas madeirenses e lenços ao pescoço. assim à lá streetkids quando cantavam o propaganda.

** está descansada, minha querida. eu sei que tu lês isto. era incapaz de te denunciar.

Sem comentários: