terça-feira, julho 03, 2007

strange little girl

lá por volta de 1982/83, estava com o canina na esplanada do vavá

francamente: com 14 anos, sentados na esplanada do vavá, meus amigos, visto daqui do ano de 2007, estávamos-nos nitidamente a armarmos-nos em bons. mas de caras, de caras!

quando dum terraço da estados unidos da américa, começámos a ouvir umas batidas fortes duma bateria. eh pá, já não era a pri
meira vez que ouvíamos aquilo. normalmente a meio da tarde,

ok, não perguntem o que é que estávamos a fazer a meio da tarde no vavá


lá ouvíamos a bateria, tum, tum, tum, tum, tum...

- ó jaime, vamos lá ver aquilo?
- bute!

fomos, batemos à porta e dissemos:
- podemos assistir?
- na boa, entrem.

eram dois ou três gajos a tocar umas coisas. chamar-se-iam anos mais tarde sétima legião. dois ou três deles andavam no rainha. o rodrigo era mais bacano connosco, putos do sétimo ou oitavo ano. ele e o pedro oliveira, já andavam, aí pelo 12º ou coisa parecida. nos ensaios seguintes, penso que já por lá andava o paulo marinho com a gaita de foles. talvez esteja a confundir datas. talvez, talvez.

nós gostávamos todos daquela onda: os joy division, os u2, os simple minds, os cure, os the sound, etc. o som deles era a mesma onda. era bestial estar ali no terraço com eles. mais para mais porque estávamos no cumbíbio com pessoal do 12º ano. níbel do caraças!

lembrei-me disto por causa das coisas que eles também gostavam. um dos amigos deles que lá estava a assistir, tinha um crachá na lapela do perfecto de ganga dum personagem esquisito:
- ó sócio, que crachat é esse?

- é do báuí!

ora o david bowie era algo que eu não sabia que se podia ouvir até surgir o let's dance. pronto, sabíamos que ele tinha músicas, sabíamos que existia mas nem ligávamos.

lá dentro da casa, havia um outro tipo que estava sempre a ouvir o mesmo disco. o disco em questão era este



eu, que nunca tinha ouvido nada daquilo, perguntei-lhe:
- estamos a ouvir o quê?
- stranglers, pá. enquanto eu aqui estiver, só se ouve straglers.

aquilo era uma barulheira do caraças. para mim, em 1983, stranglers era uma barulheira despegada.

o rock and roll dos led zeppelin - os 3 minutos e 43 segundos mais perfeitos de sempre - também era uma barulheira dos diabos mas já deixou de ser há muitos anos. o pessoal vai evoluindo, né?

e ainda é. há excepção de quatro ou cinco músicas, há ali qualquer coisa que não entra. e não sei se um diz entrará.

o que entrou um dia e nunca mais saiu foi esta música. adoro-a. é triste, é melancólica. é linda. lembro-me sempre da história do strangler's fan quando a ouço. deu este fim-de-semana no vê agá um.


1 comentário:

Anónimo disse...

Tu tens estórias do catano.

Por causa do Vává conheceste os Sétima Legião.

Cumps