quarta-feira, julho 25, 2007

quem não tem cão...

ao longo da minha vida tive um único cão. os mais puristas poderão dizer que ele não era meu. poderão dizer que a minha família era fiel depositária do animal. aceito. mas para mim, era meu!

viveu comigo durante uns bons 5/6 anos, até ao dia em que foi atropelado, vindo a lerpar dias depois. para mal dos meus pecados, morreu-me nos braços, algures entre a barão de sabrosa e a rotunda das olaias, durante a viagem de regresso do veterinário. nessa noite, baldei-me às aulas e pespeguei-me em frente das montras da loja dos animais do centro comercial de alvalade a chorar baba e ranho por causa do pobre bicho.

é a vida.

por causa disso, prometi (a mim, apenas a mim) que nunca mais teria cães. o sofrimento da perda do bicho é um pincel do caneco. mas claro, adoro cães. e porque sei que me afeiçoo a eles com facilidade é que não quero voltar a ter nenhum. são os bichos do melhor que há. e são estúpidos, trocam tudo, tudo e tudo apenas por um molhinho de festinhas diárias. não há mais nenhum animal assim.

como disse, nunca mais voltei a ter cães. desde que o meu morreu, há cerca de 20 anos, que tenho cumprido sempre com este meu trato. uma das minhas alegrias é o facto de a minha filha ter vindo com o chip programado para gostar de animais. principalmente de cães. dá-me um profundo gozo saber que não faz parte do grupo de crianças parvas e cheias de paneleirices por causa da proximidade dos inofensivos animais.

este "
parvas e cheias de paneleirices por causa da proximidade dos inofensivos animais" não é nenhuma indirecta a ninguém. é mesmo uma directa a mim. se um dia me virem junto a um gato, compreenderão o que vos digo.

alguns jogadores do clube são uns valentes substitutos dos cães que nunca voltei a ter. julgo que o deco e o anderson foram os mais agonizados nas suas partidas para outros clubes. já lá estão não quero voltar a falar nisso.

mas é verdade, afeiçoo-me aos cabrões dos jogadores e depois quando partem fico ali amuadinho, quase de lágrima no canto do olho, em frente dos videos do iu tube, a recordar outras velhas jogadas.

bom, escrevi este post porque estou com medo. estou com medo de me afeiçoar a este cão. é que já estou a ver o filme todo. já estou já!

ó meu deus, será que este gajo me vai por a fazer aqueles sorrisinhos que dei quando vi estas coisas?

3 comentários:

Zuza disse...

oh francamente! vinha toda lançada na leitura do post, emocionada e tal q a manhã hoje foi dureza, acabada de sair de um blogue com um post altamente emocional tb sobre cães... quer dizer... e depois o post acaba em futebol??? tu poupa-me!!! tu não mistures assuntos sérios com hobbies!!! nem mesmo do FêCêPê, carago! (é do fcp, não é? se não ainda é pior!!!

do post:
tb sou assim com gatos. mas garanto-te que a melhor forma de compensar a perda de um cão é com outro, nosso, no colo! e tu hoje não me contraries!!!!!

para finalizar:
e a tua tb é das q abraça qq cão na rua, mm 3 vezes maiores do q ela? medo! mto medo!

Ana Rute Oliveira Cavaco disse...

cromo!

AnaBond disse...

no minimo cromo... :P