segunda-feira, setembro 12, 2005

Futebol Association



Eu gosto muito de futebol inglês. E não hei-de morrer sem ir ver uma futebolada a Inglaterra. Gosto daquele ambiente, gosto do tipo de jogo. Gosto do 4x4x2. Gosto de avançados altos e espadaúdos, toscos de pés e bons de cabeça. Gosto daquela onda de, bola do defesa-central para o médio-centro, lateralização para a direita, subida pela linha, centro ao primeiro poste e, toma lá bolachas, bola no fundo das redes.

Além destas coisas, gosto de tudo o que rodeia o futebol em Inglaterra. Aquilo lá na ilha é mesmo "à séria". Gosto do facto de só serem campeões os jogadores que tiverem jogado uma certa percentagem de jogos. Gosto que os jogos comecem religiosamente às 15:00. Gosto do facto dos nomes e os números das camisolas terem todos a mesma fonte tipográfica (linda!) e serem todos legíveis (tentem ler os nomes dos jogadores das camisolas do Sporting através da tv - e até mesmo no estádio - e perceberão do que é que eu estou a falar). Gosto de ouvir os espectadores gritarem "yeahhhhhh" em vez de "Gol" quando se marcam golos. Gosto dos cânticos. Gosto do bom gosto das revistas inglesas sobre futebol, principalmente a "4x4x2". Gosto dos programas televisivos que a Barclays Premiership realiza sobre a competição. Gosto do site.

E, há falta de melhor, gosto de os ver na tv. Gosto principalmente quando são relatados por este senhor. Que é mesmo o melhor relatador de jogos de futebol em Portugal. As pessoas estão a ver tv, não estão a ouvir rádio. Não há necessidade de quase simularem orgasmos quando há um golo (vide jogos transmitidos pela TVI). Com o Pedro Ribeiro, só se relata o que interessa, só se comenta o que interessa. Se um jogador tem um nome susceptível de criar uma piada, só é dita uma vez e não é repetida ao longo do jogo todo (vide novamente com os jogos da TVI, com por exemplo a piada "O guarda-redes Mora, continua a deMorar muito" a ser utilizada, pelo menos 4 vezes.). Transmite-nos informação acessória interessante (antigos clubes, palmarés, etc), mas sempre com calma, sem atropelos e na altura certa. Com muita categoria. É mesmo o melhor, ponto final.

5 comentários:

Anónimo disse...

O Chelsea e o Man Utd jogam por exemplo em 4x3x3...
Os treinadores da premier league já são muitos deles continentais...Já não há cá chutão para a frente. O Arsenal joga com um inglês...

a mãe dos miúdos disse...

e por acaso até concordo em tudo. bom, nem sempre me sobra a paciência para os jogos mas...

Sónia

P disse...

Caramba.
Thanks. :-)

just me disse...

Não é bem a mesma coisa, mas no Euro 2004 fui ao jogo de Portugal com Inglaterra e apesar de ter achado um bocadinho assustador o poder que a voz daqueles senhores tem, gostei muito do espirito da claque! Foi giro ver que bastavam dois toques no tambor para que todos os ingleses que estavam no estádio começarem a cantar, ao mesmo tempo, a mesma música! Foi bonito!!!!

AnaBond disse...

confesso que estou com pressa e não li tudo.
mas também adorava poder um dia ver um jogo deles... mas nem é pelo jogo, ihiih