quarta-feira, outubro 10, 2007

reigêbi

jantar de homens ontem à noite.

conversa principal? o maniqueísmo esdrúxulo na obra de frei bartolomeu dos mártires. e, estou-me a recordar agora, aflorámos duma forma sub-reptícia o tema "gajas"

ao meu lado, a conversa rolou ali à volta do campeonato do mundo de rugby. fiquei a saber que ele tinha sido um dos craques nacionais da modalidade.

não me ensinou as regras - nem eu tenho capacidade para entender a coisa - mas lá me foi explicando coisas que acontecem nestes mundiais. ele, um espectador ao vivo da coisa - lá estará novamente em frança para ver o 3º e 4º lugar e
também a final - lá me foi demonstrando por a mais b que a vitória da frança está a ser preparada com o maior dos cuidados e que a intervenção cirúrgica dos árbitros nesta gaita dos resultados não é nada inocente.

ainda assim, diz ele, os springboks vão limpar a taça.

(para mim, foi uma conversa de: ahhhh, não me digas!, jura!, olha, não sabia, etc... confesso, fiquei na mesma.

afinal, apesar

1 comentário:

tcl disse...

o meu irmão mais velho jogou rugby. à conta disso passei muitas manhãs de sábado no CDUL quando era pirralhita a assistir aos treinos. Para não morreres estúpido, aqui vão meia dúzia de coisas de que me lembro (nunca mais vi jogos de rugby):

- a bola parece um melão
- pode-se chutar ou atirar à mão
- se chutada, deve sê-lo para a frente, se atirada à mão, será para trás, correndo para a frente (doidos...)
- "melê" é quando os tipos ficam todos ali à molhada a tentarem safar a bola para fora do molho com os pés, ao mesmo tempo que se empurram uns aos outros
- "ensaio" é quando um jogador vai a correr de bola debaixo do braço e consegue pô-la no chão para lá das linhas de topo do campo.
- "placagem" é um tipo ir a correr de bola debaixo do braço (sempre debaixo do braço) e vem outro por trás e agarra-lhe as pernas fazendo-o ir de trombas ao chão.
- e, finalmente, há que fazer um chuto de bola parada, de forma a que ela passe por cima de uma trave no meio de 2 postes que estão em pé nos topos do campo.

e se ficares a saber isto tudo, já não é mau...ah, de cada lado jogam 15, se não me engano.