quarta-feira, outubro 24, 2007

fiu, fiuuuuuuuuuuuuuu

por muito que me custe admitir

sim, nalgumas coisas, custa-me admitir

dizem os entendidos que estou cada vez mais parecido com o meu pai. se as parecenças físicas não são de estranhar - gaita, afinal sou seu filho, né? - já as outras, mesmo aquelas que odiávamos quando éramos mais canucos, acabam por se nos entranhar do corpo. primeiro porque gozamos e brincamos com ele com imitações voluntárias e descaradas e, depois, porque às tantas já não sabemos se aquilo somos nós a gozar ou se afinal foi o bichinho que se acomodou e, castigando-nos, tornou-nos igual ao imitado.

uma vez o paulo fernando da praceta, estava a explicar-nos uma coisa mas o pedro china não parava de o interromper. às tantas sentencia:
- foda-se, pronto, conta lá tu. já que és o expérito!....

ponto um: expérito será com certeza uma mistura de expert com perito. não me parece mal pensado. há neologismos que são criados com uma pinta do catano. este seria certamente um deles.
ponto dois: gozei com o paulinho, anos a fio, até ao momento em que quis dizer expert e só me saia expérito e quis dizer perito e só me saia a mesma coisa. pior, deixei mesmo de saber de que forma é que se dizia bem e correctamente.

reparo nessas parecenças nas coisas mais simples que há. neste sábado por exemplo, dei por mim a assobiar enquanto, de aparafusadora em punho, montava as coisas do ikea. meus amigos, tal e qual o jaime sénior. mesmo a parte dos trinados, ok? estamos a falar duma coisa com categoria, atente-se! se ele estivesse ali comigo, ninguém distinguiria um do outro.

a única diferença, vamos lá a ver, é que ele, provavelmente estaria a assobiar o rosa tirana (que eu também volta e meia a ouço sair dos meus lábios) ou a marcha da várzea. eu, por outro lado, despacharia um mix, entremeando o walking in the shadow of the blues com o lady in red (sou muito foleirão, não é?) ou até o golden slumbers com o disco band dos scotch

1 comentário:

Anónimo disse...

Aquele assobio de cana rachada em que sai mais ar que som?
Às vezes faço isso e lembro-me logo do sr. Diniz. Mas ele é que é expérito nesse assobio. Tu não passas de imitação.
Cumpts. a ambos