segunda-feira, dezembro 17, 2007

topografia da cidade, sumptuoso personagem

o nelson sargento é um dos maiores baluartes - um termo que ele adora evocar - do samba do rio de janeiro.

escusam de estar à espera que lhes apresente exemplos de coisas conhecidas feitas por ele que, na certa, não irão conseguir identificar. tudo bem, não há crise. digamos que o senhor já leva com mais de oitenta anos no esqueleto e continua aí para as curvas do morro. uma maravilha.

lembrei-me dele porque ao andar por aí a passear na net - raramente navego porque me dá enjoos, prefiro passear - encontrei, quase sem querer, um documentário fantástico sobre este malandro. é um documentário que já tinha visto há cerca de uns bons dez anos realizado pelo estevão pantoja e que retrata duma forma belíssima, o morro da mangueira, o espírito do samba que vem lá de cima, a poesia do nélson e, porque não, um pouquinho da boa onda da favela.

não me vou alongar muito com isto, convido-vos apenas a assistir ao filme, e a deixarem-se levar pelas palavras deste senhor. uma maravilha.





bom, eu disse que não me alongava mas não consigo deixar de mencionar o seguinte. reparem neste trecho do filme. diz o nelson em voz off:


agora, cada pessoa é uma pessoa. eu não sou dado a tristezas não. eu não penso no meu problema mais de uma hora. eu tenho vários. eu penso: bom, vamos fazer isso. vamos, vou tentar aqui, não deu. se não deu aqui, vai ali, não deu. nnenhum dos três deu... ah, amanhã eu penso nisso. vamos ouvir sarah vaughan.


depois entra o encanto da paisagem:

morro, és o encanto da paisagem
sumptuoso personagem de rudimentar beleza
morro, progresso lento e primário
és imponente no cenário
inspiração na natureza
a topografia da cidade com toda simplicidade és chamado de elevação
vielas, becos e buracos
choupanas, tendinhas, barracos
sem discriminação
morro, pés descalços na ladeira
lata d`água na cabeça
vida rude alviçareira
criança sem futuro e sem escola
se não der sorte na bola vai sofrer a vida inteira
morro, o teu samba foi minado, ficou tão sofisticado, já não é tradicional
morro, és lindo quando o sol desponta
e as mazelas vão por conta do desajuste social.


e termina o bom do nélson como seguinte comentário:

isso aí é meio frescura, mas tudo bem. isso é para agradar os possíveis intelectuais que olharem meu samba. topografia da cidade, sumptuoso personagem. bonitinho, né?

jóinha!


no entanto o meu trecho favorito sucede lá após o minuto catorze - podem andar com o cursorzinho para a frente se não quiserem estar à espera -, quando ele diz "a mangueira mudou, mas a mangueira não morre" e surge o eu agora sou feliz. este, curiosamente, um samba do jamelão.

eu agora sou feliz
eu agora vivo em paz
me abandona por favor
que eu já tenho um novo amor
e eu não te quero mais
esquece que você já me pertenceu
que já foi você meu querido amor
aquela velha amizade nossa já morreu
agora quem não quer você sou eu!

que espectáculo, meu deus!

1 comentário:

tcl disse...

Ahhhhhhhhh! Isto faz-me lembrar o fantástico Chico Buarque de Mangueira, de 1998, que me veio para às mãos há relativamente pouco tempo e onde,do Nelson Sargento temos o samba do operário e aquele fantástico:

Samba,
Agoniza mas não morre,
Alguém sempre te socorre,
Antes do suspiro derradeiro.

Samba,
Negro, forte, destemido,
Foi duramente perseguido,
Na esquina, no botequim, no terreiro.

Samba,
Inocente, pé-no-chão,
A fidalguia do salão,
Te abraçou, te envolveu,
Mudaram toda a sua estrutura,
Te impuseram outra cultura,
E você nem percebeu,
Mudaram toda a sua estrutura,
Te impuseram outra cultura,
E você nem percebeu.


Já agora, onde é que a Maria Bethânea, depois disto:

eu agora sou feliz
eu agora vivo em paz
me abandona por favor
que eu já tenho um novo amor
e eu não te quero mais

canta isto:

o nosso amor
vai ser assim
eu p'ra você
você p'ra mim

Vê lá se sabes!