segunda-feira, abril 18, 2005

Inquéritos de rua

Esta senhora, que terá a infelicidade de me aturar como amigo durante um porradão de tempo, teve a brilhante ideia de me colocar um trabalho supimpa em mãos (sim, estou a ser irónico, pá!). Achou pois que, tal qual um angariador de sócios do Circulo de Leitores, seria interessante eu responder a um inquérito sobre Livros e Literatura. Avisando desde já que esta tua atitude vai prejudicar a nossa amizade, vou pois tentar ser o mais sincero possivel.

Não podendo sair do Fahrenheit 451, que livro quererias ser?
Mas está tudo parvo? O que é que esta pergunta quer dizer? Mas eu não quero ser nenhum livro! E tem de fazer parte do Fahrenheit 451? Mas do filme ou do livro? Oh diabo. Será que a ideia é saber que livro mais gostámos? É pá, sei lá, caneco. Gostei de tantos. Isto muda com a idade, não é?

Mas pronto, cá vai:
Até aos 10 anos - O Grande Atlas Mundial das Selecções
Dos 10 aos 12 - Os cinco e o circo - Enid Blyton
Dos 12 aos 15 - Escrítica Pop - Miguel Esteves Cardoso
Dos 15 aos 18 - Crónica dos Bons Malandros - Mário Zambujal
Dos 18 aos 21 - O Tumulto das ondas - Mishima / Ilusões - Richard Bach
Dos 21 aos 30 - O Fado Alexandrino - António Lobo Antunes
Dos 30 aos 36 - Noites Tropicais - Nelson Motta

E depois, olha-se para esta lista e vemos que temos de colocar também num sítio qualquer, o Manual dos Inquisidores do Lobo Antunes (o melhor romance português do pós 25 de Abril), o Tudo o que temos cá dentro do Daniel Sampaio, o Ela é Carioca do Ruy Castro, todos (sem excepção) do Mike Gayle, o Alta Fidelidade do Nick Hornby, o À sombra das chuteiras imortais do Nélson Rodrigues. São muitos.

Mas se calhar escolhia o Noites Tropicais: Calor, cerveja, suor, samba, bossa nova, Brasil. Maravilha!!!

Já alguma vez ficaste apanhadinho por um personagem de ficção?
Já. Se um dia conhecerem a minha filha, verificam que aquilo é bom demais para ser real.

Qual foi o último livro que compraste?
Meu Brasil brasileiro do Duda Guennes

Qual foi o último livro que leste?
The Encyplopaedia of Classic 80s Pop de Danyel Blythe
Que espectáculo: música, anos 80, grandes malhas, grandes poupas, camisas com folhos, gabardines pretas, etc...

Que livro estás a ler?
Na cama o Equador do Sousa Tavares, na sanita o Meu Brasil brasileiro do Duda Guennes.

Que livro levarias para uma ilha?
Depende:
- Se fosse por exemplo para Inglaterra, não levaria nenhum. Levava era uma mala, o cartão de crédito do Mourinho e ía directo para a Waterstones de Picadilly (que maravilha, 7 andares de livros)
- Se fosse para uma ilha deserta, podem crer que não era livros que eu levava. Quanto muito algumas acendalhas... E também maionese, mostarda, ovos, cerveja, whisky e um martelinho; não fossem as sapateiras dar à costa e um gajo ser apanhado despercebido.

A minha educação não me permite passar este inquérito a mais 3 pessoas. Isto é atroz demais. Se alguém quiser carregar este fardo, faça favor de pegar nele e postar no seu bloguinho as suas queridas respostas. A gerência agradece.

Já depois de ter iniciado a escrita destas escolhas, reparo que também a futura vovó Donalda fez o favor de me entregar este empecilho para minhas delgadas mãos responderem (vê lá se te cai um dente com a piadinha. Não te chegou a ti, sofrer com a resposta ao sacana do inquérito, não? Ai a porcaria).

Um beijinho para as duas.

3 comentários:

Karla disse...

LOL, LOL e mais LOL

Eh pá, desculpa o atraso - parabéns!!!!!

Cláudia disse...

Gostei das respostas.
Mas parece que estavas um bocadinho chateado a responder!... Mudaste o tamanho da letra! ;o)
Prometo que foi o primeiro e último inquérito que te envio directamente.
E espero que, apesar de tudo, tenhas gostado. :o)
Beijinhos mimados.

Nuno disse...

ainda bem que o meu blog está congelado para memória futura, porque não sei como responderia a este inquérito...