domingo, julho 16, 2006

Deixas-me a bia?

Há três anos, cometi o erro de partir um dente. Tive de ir ao dentista onde me arrancaram o resto do dente e trataram de me dar 2 pontos com uma linha e uma agulha. Diz-me o senhor doutor:

- ôcê tá fumando? (sim, o senhor é paulistano rôxo)
- fumo.
- à beça?
- prá caral***, mesmo?
- chiii!!! E toma um cafézinho?
- à beça, também! (gosto de falar na linguagem dos estrangeiros para que me possam entender melhor. sou um querido!)
- ô Pedro, era legal à beça, se ôcê não fumasse nem bebesse xicara nenhuma de café ou outras bebidas quentes durante um tempão, tá?
- ui, doutor. então, tá maluco?
- é! pelo menos até cicatrizar... pode é beber bebidas bem geladas.
- cerveja e whisky com gelo são bebidas frescas não são?
- é, são!
- ok, entendido.

Nunca mais fumei nem bebi café! E posso vos garantir que é de caralho para cima deixar de beber e de fumar tudo na mesma altura. É uma ressaca dos diabos. Dá muitos, muitos suores nesta nuquinha.

E nestes mais de 1000 dias que já passaram, não houve um único dia sequer em que não me apetecesse fumar uma cigarrada. Porque isto do fumar, faz muito mal e tal, mas é muito muito muito bom. Agora imaginem sem o cabrão do café...

E depois há aqueles prazeres que só quem abandona o vício consegue dar valor: um gajo chega de manhã ao café da esquina, encostarmos ensonados, a barriga ao balcão, e arvorados pelo estatuto de cliente frequente, somos servidos de uma italiana e um maço de tabaco sem sequer uma única palavra proferir. Há coisa melhor?

E quando estamos de bandulho cheio duma pratada de chocos, bem regados com uma garrafinha dum Pêra Manca ou coisa parecida, há coisa melhor que sacar duma cigarrada e molhar os beiços num qualquer copo de whisky com 12 anos (ou mais)?

Espero nunca mais voltar a fumar mas gaita, fumar é muito bom.

A minha singela homenagem a estes companheiros durante uns bons quase 20 anos: sg lights (o meu primeiro), sg ventil (o mais consumido), sg mentol lights (durante uns bons 2 meses), ao sg masters (no meu primeiro ano do Rainha na parte da noite), sg gigante (quando estavam os outros esgotados das discotecas), ducados (os que ninguém queria quando me cravavam), marlboro lights (nos três meses em que estive a namorar em Coimbra), gauloises caporal (um espectáculo) gitanes (fortes e bons) e claro, o melhor de todos, o tabaco mais saboroso do mundo, o português suave sem filtro.

Fónix, que saudades!

pré comentário àqueles que aparecerem por aqui a dizer que este post é completamente anti-pedagógico e politicamente incorrecto: vão-se foder, tá bem?

4 comentários:

Xana disse...

Eu no outro dia fumei....

E soube-me muito bem!

(Devias ter posto um pré comentário para estes casos também.. ;) )

RM disse...

Este é o melhor pré-comentário que já vi por aqui...

Unknown disse...

Fumar é pouco saudável... mas é realmente muito, muito bom!!!

Eu adoro, no entanto queria deixar, mas ao mesmo tempo não sei se quero...

Mas ok... vou fumando!!!
E um bom digestivo depois de uma grande refeição, a acompanhar um café e um cigarro... hum... que bom!!!

inté

isa

http://devaneios-de-mulher.blogspot.com

Anónimo disse...

Levo-te um ano de avanço. Cumpts.